Fiz o curso, Mídias na Educação, http://www.learncafe.com/. É um programa de educação a distância, com estrutura modular, que visa proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação – TV e vídeo, informática, rádio e impresso. O programa é desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED), em parceria com secretarias de educação e universidades públicas.
Abaixo apresento a vocês uma pequena parte do que estou aprendendo muito e agregando muito conhecimento e é de muita importância em minhas práticas.
Utilizar os meios de comunicação, em especial o rádio, durante o processo educativo é uma
das maneiras encontradas para estimular crianças, jovens e adultos a se expressarem e
mostrarem as suas opiniões e ideias. A escola da modernidade não pode mais
desconsiderar ou ignorar a presença das mídias no cotidiano do educando.
"Não basta a escola ter laboratórios com computadores, Internet, softwares educacionais, máquina digital, filmadora, kit com o material de TV, vídeos e DVD, equipamentos para produção de programas de rádio entre outras, se não houver uma gestão na escola que considere as implicações pedagógicas, administrativas e técnicas envolvidas no uso das tecnologias e mídias no contexto de ensino e aprendizagem.
Entendemos que, com a exploração do rádio no processo educativo, o educando e o educador, juntos, terão a oportunidade de planejar e realizar uma significativa atividade social, ao disseminar cultura, construir conhecimento, ampliar horizontes, se comunicar, se expressar, enfim, de ter voz e de dar voz à comunidade onde a escola encontra-se inserida e é por ela reconhecida." (Sonia Schechtman Sette – UFPE Coordenação Geral - Mídia RÁDIO)
Entre os meios de comunicação de massa, costuma-se dizer que o rádio é capaz de atingir o maior número de pessoas.
De fato, algumas de suas características lhe dão um alto poder de uso e penetração. Por exemplo:
- Abragência e regionalismo — o rádio atinge todo o país, há um grande número de rádios que produzem localmente, por isso uma de suas marcas é a valorização das expressões e formas de linguagem regionais.
- Portabilidade — é possível carregar um aparelho de rádio para qualquer lugar; ele pode funcionar em potnos aonde o sistema de energia elétrica não chega e em locais de geografia pouco favorável.
- Imediatismo e instantaneidade — um evento pode ser transmitido pelo rádio no momento em que acontece, como no caso de partidas de futebol ou outras coberturas jornalísticas.
- Autonomia do ouvinte — por envolver somente a audição, o rádio permite que outras atividades sejam feitas por quem o escuta, sendo um “pano de fundo” do cotidiano; mas o ouvinte pode passar a concentrar-se mais quando percebe algo de interesse.
- Interatividade — os ouvintes podem participar de uma transmissão radiofônica, interagindo com os produtores, enquanto ela acontece.
- Meio oral - não há a exigência de que o público seja alfabetizado para ouvir mensagens radiofônicas, e, em sociedades com nível baixo de alfabetização, essa característica torna o rádio um importante instrumento de informação e de educação.
- Linguagem simples — pelas características já apontadas, como a abrangência, o caráter oral e a autonomia que os ouvintes possuem, os produtores de rádio procuram utilizar uma linguagem simples e expressiva: nítida, concisa, com repetições e variações e agradável à audição.
- Baixo custo — o preço do receptor de rádio é baixo, comparado com outros aparelhos domésticos, como a televisão, e a oferta a preços diversificados favorece a aquisição do veículo por grande parte da população.
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