segunda-feira, 30 de março de 2015

Trabalhando o verdadeiro sentido e significado da Páscoa com as crianças!

A Semana Santa está chegando! 
Esperamos muito por esse feriado e não nos damos conta do seu real e verdadeiro sentido. A Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição. E, Ressurreição é vida nova, transformação, mudança. Esse é o significado.
Nós, Educadores devemos ensinar aos nossos alunos e filhos o verdadeiro significado dessa festa cristã. Elaborar um projeto, com os temas importantes de acordo com a idade e série de cada turminha. Preparar palestras, vídeos, passar filmes e desenhos, fazer pinturas, colagens, murais sobre a Semana Santa e Páscoa.
Temos o dever de despertar neles o espírito cristão, claro que para aqueles que são dessa Religião, que não só nesse dia, nesse feriado prolongado, mas todos os dias devemos agir pensando sempre no bem, com atitudes positivas com o outro, com o meio em que vive e com o mundo, a importância da família, o respeito, a solidariedade e muitos outros assuntos importantes para a nossa sobrevivência.
 A Escola é um ambiente educativo e onde passamos a maior parte de nossas vidas, então vamos agir enquanto é tempo. Tempo de renovação, de um mundo novo. 
Isso em todos os assuntos, não devemos negar ou omitir a verdade dos pequenos, mas sim falar na linguagem deles e procurar meios para melhor exemplificar.
Listei alguns sites especiais para essa data:
http://www.brasilescola.com/pascoa/
http://www.brasilescola.com/historia/origem-da-semana-santa.htm
http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/kids/test/kidcafe-esc/significado.html
http://www.portaldafamilia.org/datas/pascoa/pascoasimbolos.shtml
Desejo a todos um feriado maravilhoso e que a Páscoa seja praticada em nossas vidas dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário