terça-feira, 9 de julho de 2013

O computador associado às ferramentas online como recurso didático

FAMA - FACULDADE AMADEUS
NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - NUPPE

Interação de Mídias na Prática Pedagógica
Professora: Rosemeire Marcedo
Autores: Danielle de Souza e Wecsley Oliveira

  APRESENTAÇÃO
Atualmente, percebemos uma modernização em todos os segmentos da sociedade, é comum a representação de empresas em redes sociais com suas “fã-pages”. Possuir um site que promova a interação com o cliente é algo tão corriqueiro que percebemos com espanto os casos de empresas que fogem essa “regra”.
A escola, mais do que nunca, deve atentar-se à inserção, e porque não dizer, a fixação da imagem no crescente cyber espaço. Ela deve acompanhar com coerência e acima de tudo responsabilidade, a modernização do pensar e agir dos seus alunos. Buscando interação com as novas linguagens para que haja um aprendizado contemporâneo, eficiente e completo.
Cabe a nós professores elaborar nossas aulas e planejamento com temas pertinentes ao aprendizado deles, buscando sempre a participação de todos, opinando, criticando, sendo ativos para perceber o mundo a sua volta. Por isso, acreditamos na importância de se trabalhar com projetos.
O uso das tecnologias de informação e comunicação na definição e desenvolvimento do projeto político-pedagógico da escola permite: registrar e atualizar instantaneamente a sua documentação; criar um sistema de acompanhamento e participação da comunidade interna e externa à escola por meio de redes virtuais de interação e colaboração; definir metodologias de avaliação adequadas e compatíveis com critérios democráticos e participativos; trocar informações e experiências com a comunidade, identificando os talentos e potencialidades que possam contribuir com a evolução conjunta de problemáticas tanto da escola como da comunidade; discutir e tomar decisões compartilhadas.

JUSTIFICATIVA
A proposta deste tema é ressaltar a convergência das mídias e tecnologias de comunicação e informação. O comportamento da sociedade está em crescente mudança, até os pequenos hábitos do cotidiano estão sendo influenciados pelo advento das novas tecnologias de comunicação e informação. Fazer compras e conversar com amigos atualmente é possível de acontecer com irrelevância ao aspecto geográfico e temporal.
Na educação, esta mudança também é notória, a busca pela interação através de atividades dinâmicas e online é uma constante. Para se manter atualizada a escola precisa de profissionais capacitados que gerenciem as mídias digitais a favor do fluxo de informação entre o aluno, a instituição e comunidade.
Trabalhar com projetos é um desafio, pois as escolas, educadores, alunos, funcionários, pais e comunidade tem que se engajar, quebrando paradigmas, vencendo os conflitos, ambiguidades e inquietações, no qual o aprender e a razão, o individual e o grupal, o local e o global, podem unir-se ao prazer, à imaginação, à utopia, ao sonho, às artes e à tecnologia.
Com os recursos que o computador e a internet possibilitam, este tema fará emergir esta problemática buscando soluções para envolver o aluno no desenvolvimento de atividades que tenham como principais características a socialização, interação e disseminação da informação. A mídia, principal veículo de transmissão de informações, se torna neste caso um importante coadjuvante na pesquisa e desenvolvimento do tema abordado.
O projeto de atuação do professor, ou projeto de ensino, está diretamente relacionado à teoria de aprendizagem, à teoria de escola, ao desenvolvimento pessoal e profissional dos sujeitos, assim como à concepção de conhecimento (GARCIA, 1995, p. 69). Trata-se de um projeto aberto, dinâmico e evolutivo cuja característica básica é a intencionalidade de propiciar aos alunos a aprendizagem significativa.

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
O avanço das tecnologias de Informação e comunicação é evidente, podemos constatar esse acontecimento na presença dessas tecnologias em ações corriqueiras do nosso cotidiano como fazer compras, assistir filme no cinema ou simplesmente se comunicar com outra pessoa. O excesso de informação ao qual somos expostos é tamanho que alguns conteúdos passam despercebidos. Entretanto, as crianças atuais, imersas nessa realidade tecnológica e comunicacional, são capazes de desenvolver várias atividades ao mesmo tempo.
É comum vermos uma criança estudando e ao mesmo tempo ouvindo música, assistindo TV ou respondendo aos colegas nos comunicadores instantâneos. Todavia, esse comportamento acaba por desenvolver o individualismo e as falhas na comunicação interpessoal, condições contrárias ao indivíduo apto a viver em sociedade e capacitado ao ingresso no mercado de trabalho.
Diante desse contexto, o uso das novas tecnologias como recurso auxiliar de aprendizado torna-se um aliado poderoso, posto o interesse nato dessa geração pelos aparatos eletrônicos. Cabe ao professor, desenvolver métodos que evidenciem o trabalho em grupo de forma contextualizada com a realidade e enfatizada pela experimentação.

DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO
Alunos do Ensino Fundamental- 4ºs e 5ºs anos.
OBJETIVOS
Geral
·         Explorar o uso das tecnologias online, utilizando o cyber-espaço para promover interação entre alunos, pais e a escola.

Específicos
·         Reduzir o consumo de materiais como papel, tinta de impressora.
·         Melhorar o desempenho dos alunos na apresentação da culminância.
·         Dinamizar a aplicação dos conteúdos nos Laboratórios de Educação Tecnológica.
·         Manter um registro on-line do trabalho desenvolvido no núcleo de Educação Tecnológica.
·         Trabalhar com o tema: Bulling e Cyberbulling;
·         Utilizar diferentes mídias para a realização do trabalho, de modo a orientar o uso adequado das mesmas;
·         Conceituar, historiar, explanar os temas trabalhados através dos recursos na escola;

MÍDIAS UTILIZADAS
  • Computador
  • Internet
  • Televisão
  • Vídeos
  • Softwares
  • Rádio
METODOLOGIA
A metodologia deve ser baseada nos quatro pilares da educação aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser, evidenciando qualidades pessoas pertinentes ao desenvolvimento do trabalho em equipe, tais como: cooperação, colaboração, empatia, persuasão, dentre outras.
As etapas para o desenvolvimento do projeto são contextualização, construção, análise e continuação.
Contextualização: O professor fará a mediação do conteúdo norteando entre o conteúdo teórico e o prático, mostrando a importância dos temas a serem explorados, a importância da participação e envolvimento de todos. Nesse primeiro momento é imprescindível a atuação do professor, deixar bem claro os objetivos, a proposta. Os alunos sentirão motivados a pesquisar informações, formarão grupos de trabalho e definição dos papéis para o trabalho.
Construção: Compreende a fase de “colocar a mão na massa”, definido o tema, mídias utilizadas, eles entram em campo para juntos solucionarem o problema. O que é o Bullyng? E o Cyberbulling? Como minimizar a prática destes em nosso ambiente escolar e comunidade?
Análise: compreensão da pesquisa, bem como, o seu desempenho.
Continuação: compreende a fase da experimentação com a finalidade de solucionar o problema proposto pelo professor. É nessa fase que acontece a maior parte da acomodação do conhecimento.

Critérios de Avaliação
Cada professor é responsável por observar o envolvimento e interesse dos alunos nas diversas fases do processo de aprendizagem e participação nas diversas fases do projeto;

Socialização da pesquisa
Criar mecanismos de divulgação do trabalho, da pesquisa com os alunos, pais, comunidade, amigos tanto dentro da escola, na comunidade, como virtualmente, nas redes sociais, blogs, fóruns, grupos.
Recursos(utilizando o laboratório de informática, multimeios)
·         Laboratório de informática com conexão à internet (1 computador para dois alunos);
·         Projetor conectado ao computador do professor (ou TV de grande porte).


Ferramentas Tecnológicas Online(se direcionar o projeto/pesquisa numa realidade que aborde esses recursos)
*utilizar as ferramentas online se na escola tiver condições, senão tiver esse projeto pode adequar-se normalmente a realidade sem internet, utilizando a mídia impressa, jornal,livros, revistas, rádio, televisão,etc)
As ferramentas listadas estão disponíveis gratuitamente na internet. São tecnologias de armazenamento e compartilhamento de informações online que darão suporte ao desenvolvimento das atividades dos alunos.

Blog:
Consiste num site de fácil e rápida atualização. Estas atualizações são chamadas de artigos, posts ou postagens. São organizados em ordem cronológica inversa podendo ser de responsabilidade de vários autores. O blog é uma importante ferramenta de feedback, pois através dos comentários, possíveis nas postagens, podemos ter um retorno externo do conteúdo exibido. No blog também é possível publicar enquetes, outra ferramenta eficiente para avaliar opiniões.
As facilidades no uso de blog abrangem também o item padronização e design, através de esquemas previamente estabelecidos ou ainda, a possibilidade de personalização dos itens apresentados.

Picasa - Álbum virtual
Serviço gratuito para armazenamento e compartilhamento de fotos. Tais fotos podem ser utilizadas nas postagens dos blogs.

Prezi
Programa na modalidade cloud utilizado para a criação de apresentações de forma não linear. Através do código embed é possível publicar as apresntações Prezi no blog.

Slideshare
Site de compartilhamento de apresentações de slides ou arquivos em pdf. Assim como o Prezi, gera um código embed que possibilita a postagem no blog.

Youtube
Site de compartilhamento de vídeo que também gera código embed para publicação no blog.

Referências

ALMEIDA, M. E. B.Gestão de tecnologias, mídias e recursos na escola: o compartilhar de significados. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 79, p. 75-89, jan. 2009. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/1435/1170. Acesso em: 10 de junho de 2013.





EXEMPLO DE UM PROJETO
Tema: Cyberbulling-Como minimizar a prática em nosso ambiente escolar e comunidade?

 Pesquisa sobre o tema na internet:(para contextualizar)

 Perigos na Internet

O bullying é um termo em inglês que define um padrão repetitivo de comportamentos agressivos, que visam prejudicar uma pessoa ou um grupo. Pode acontecer em qualquer lugar: na escola, no playground do condomínio, na torcida do futebol etc. Ameaças, agressões físicas ou verbais, intimidações e humilhações são exemplos de bullying.

Em geral, são alvos do bullying aquelas pessoas (crianças ou não) que se destacam por algum motivo - estão acima ou abaixo do peso, têm alguma deficiência física, são muito tímidas, muito inteligentes, "nerds" etc.

O agressor pode agredir por vários motivos. Pode não ter a capacidade da empatia, pode ser alguém querendo se destacar em seu grupo, ou até alguém que se sente incomodado por uma característica em particular da vítima.

É importante ressaltar que a vítima de hoje pode ser o agressor de amanhã e vice-versa. Não há regras, mas o bullying acontece com mais frequência entre crianças e adolescentes.

Na internet, o problema é intensificado pela rapidez com que as agressões se espalham através da rede por meio de e-mails, redes sociais, blogs, vídeos e mensagens via celular. O bullying praticado pela web é chamado cyberbullying. Na web, a minoridade penal e o suposto anonimato (com o uso de perfis falsos) contribuem para a sensação de impunidade do agressor e podem fazê-lo ser ainda mais cruel do que no bullying, onde agressor e vítima estão frente à frente.

Tanto o bullying quanto o cyberbullying são problemas muito sérios e não devem ser ignorados. A agressão pela web pode surgir de qualquer lado, a qualquer hora. Uma vez na internet, o conteúdo ganha vida própria e pode nunca mais desaparecer por completo. Um caso famoso de cyberbullying foi o da jovem americana Megan Meier, de 13 anos, que cometeu suicídio em 2006 depois de receber uma série de mensagens cruéis em sua página no MySpace.
4)      Justificativa:
Os meios virtuais estão se tornando alvo de práticas para disseminar difamações e calúnias nas comunidades, e-mails, torpedos, blogs, rede sociais.E, aproveitando a mídia que os alunos utilizam hoje, o computador e celular é que achamos pertinente falar sobre esse tema, importante nos dias atuais.

5)      Objetivos:
 O objetivo é defender e tornar mais segura a utilização das denominadas Tecnologias da Comunicação e Informação.
  • Definir e conceituar o Bullyng e o Cyber Bullyng;
  • Fatos e dados alarmantes sobre o Bullyng e o Cyber Bullyng;
  • Apresentar vídeos falando sobre a temática;
  • Ouvir os alunos sobre a temática e citar exemplos;
  • Dividir a sala em grupo;
  • Promover o uso de várias mídias para a pesquisa;
  • Ao término do trabalho observar se o trabalho foi significativo para os alunos. 
6)      Conteúdos envolvidos:
·          Linguagem oral;
·         Linguagem escrita;
·         Leitura e produção de textos;
·         Valores, ética, tecnologia da comunicação e informação;
·         Trabalho cooperativo e respeito às decisões do grupo;
·         Criação de blogs;
·         Criação de grupos no facebook;
·         Criar um elo na redes, aproximando assim os alunos, pais e professores;
7)      Questionamentos:
Será que uso a Internet com segurança?
Como eu utilizo a internet? Ela está sendo útil para a minha vida?
Será que meus amigos estão seguros quando usam a Internet?
O que preciso saber para evitar sofrer algum dano na Internet?
O que são os Cyber crimes? Como posso me proteger?
O que é Cyber bullying? É crime?
Usar Internet na rua, cyber café, lan house é mais perigoso do que em outros lugares?
O que posso fazer para proteger minha privacidade ao usar a rede social?
Quais cuidados devem tomar?
8)      Ações:
Criar aulas, reuniões, palestras com foco no assunto abordado com os alunos, dando vez e voz aos alunos para eles entenderem e participarem ativamente.

  






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