FAMA - FACULDADE AMADEUS
NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - NUPPE
Interação de Mídias na Prática Pedagógica
NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - NUPPE
Interação de Mídias na Prática Pedagógica
Professora: Rosemeire Marcedo
Autores: Danielle de Souza e Wecsley Oliveira
Autores: Danielle de Souza e Wecsley Oliveira
APRESENTAÇÃO
Atualmente, percebemos uma modernização
em todos os segmentos da sociedade, é comum a representação de empresas em
redes sociais com suas “fã-pages”. Possuir um site que promova a interação com
o cliente é algo tão corriqueiro que percebemos com espanto os casos de
empresas que fogem essa “regra”.
A escola, mais do que nunca, deve
atentar-se à inserção, e porque não dizer, a fixação da imagem no crescente
cyber espaço. Ela deve acompanhar com coerência e acima de tudo
responsabilidade, a modernização do pensar e agir dos seus alunos. Buscando
interação com as novas linguagens para que haja um aprendizado contemporâneo,
eficiente e completo.
Cabe a nós professores elaborar nossas
aulas e planejamento com temas pertinentes ao aprendizado deles, buscando
sempre a participação de todos, opinando, criticando, sendo ativos para
perceber o mundo a sua volta. Por isso, acreditamos na importância de se
trabalhar com projetos.
O uso das tecnologias de informação e
comunicação na definição e desenvolvimento do projeto político-pedagógico da
escola permite: registrar e atualizar instantaneamente a sua documentação;
criar um sistema de acompanhamento e participação da comunidade interna e
externa à escola por meio de redes virtuais de interação e colaboração; definir
metodologias de avaliação adequadas e compatíveis com critérios democráticos e
participativos; trocar informações e experiências com a comunidade, identificando
os talentos e potencialidades que possam contribuir com a evolução conjunta de
problemáticas tanto da escola como da comunidade; discutir e tomar decisões
compartilhadas.
JUSTIFICATIVA
A proposta deste tema é ressaltar a
convergência das mídias e tecnologias de comunicação e informação. O
comportamento da sociedade está em crescente mudança, até os pequenos hábitos
do cotidiano estão sendo influenciados pelo advento das novas tecnologias de
comunicação e informação. Fazer compras e conversar com amigos atualmente é
possível de acontecer com irrelevância ao aspecto geográfico e temporal.
Na educação, esta mudança também é
notória, a busca pela interação através de atividades dinâmicas e online é uma
constante. Para se manter atualizada a escola precisa de profissionais
capacitados que gerenciem as mídias digitais a favor do fluxo de informação
entre o aluno, a instituição e comunidade.
Trabalhar com projetos é um desafio,
pois as escolas, educadores, alunos, funcionários, pais e comunidade tem que se
engajar, quebrando paradigmas, vencendo os conflitos, ambiguidades e
inquietações, no qual o aprender e a razão, o individual e o grupal, o local e
o global, podem unir-se ao prazer, à imaginação, à utopia, ao sonho, às artes e
à tecnologia.
Com os recursos que o computador e a
internet possibilitam, este tema fará emergir esta problemática buscando
soluções para envolver o aluno no desenvolvimento de atividades que tenham como
principais características a socialização, interação e disseminação da informação. A mídia, principal veículo de transmissão de informações, se torna
neste caso um importante coadjuvante na pesquisa e desenvolvimento do tema
abordado.
O projeto de atuação do professor, ou
projeto de ensino, está diretamente relacionado à teoria de aprendizagem, à
teoria de escola, ao desenvolvimento pessoal e profissional dos sujeitos, assim
como à concepção de conhecimento (GARCIA, 1995, p. 69). Trata-se de um projeto
aberto, dinâmico e evolutivo cuja característica básica é a intencionalidade de
propiciar aos alunos a aprendizagem significativa.
DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
O avanço das tecnologias de Informação e
comunicação é evidente, podemos constatar esse acontecimento na presença dessas
tecnologias em ações corriqueiras do nosso cotidiano como fazer compras,
assistir filme no cinema ou simplesmente se comunicar com outra pessoa. O
excesso de informação ao qual somos expostos é tamanho que alguns conteúdos
passam despercebidos. Entretanto, as crianças atuais, imersas nessa realidade
tecnológica e comunicacional, são capazes de desenvolver várias atividades ao
mesmo tempo.
É comum vermos uma criança estudando e
ao mesmo tempo ouvindo música, assistindo TV ou respondendo aos colegas nos
comunicadores instantâneos. Todavia, esse comportamento acaba por desenvolver o
individualismo e as falhas na comunicação interpessoal, condições contrárias ao
indivíduo apto a viver em sociedade e capacitado ao ingresso no mercado de
trabalho.
Diante desse contexto, o uso das novas
tecnologias como recurso auxiliar de aprendizado torna-se um aliado poderoso,
posto o interesse nato dessa geração pelos aparatos eletrônicos. Cabe ao
professor, desenvolver métodos que evidenciem o trabalho em grupo de forma
contextualizada com a realidade e enfatizada pela experimentação.
DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO
Alunos do Ensino Fundamental- 4ºs e 5ºs anos.
OBJETIVOS
Geral
·
Explorar o uso das tecnologias online, utilizando
o cyber-espaço para promover interação entre alunos, pais e a escola.
Específicos
·
Reduzir o consumo de materiais como papel,
tinta de impressora.
·
Melhorar o desempenho dos alunos na
apresentação da culminância.
·
Dinamizar a aplicação dos conteúdos nos
Laboratórios de Educação Tecnológica.
·
Manter um registro on-line do trabalho
desenvolvido no núcleo de Educação Tecnológica.
·
Trabalhar com o tema: Bulling e
Cyberbulling;
·
Utilizar diferentes mídias para a realização do trabalho, de modo a
orientar o uso adequado das mesmas;
·
Conceituar, historiar, explanar os temas
trabalhados através dos recursos na escola;
MÍDIAS
UTILIZADAS
- Computador
- Internet
- Televisão
- Vídeos
- Softwares
- Rádio
METODOLOGIA
A metodologia deve ser baseada nos
quatro pilares da educação aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a
viver com os outros e aprender a ser, evidenciando qualidades pessoas pertinentes
ao desenvolvimento do trabalho em equipe, tais como: cooperação, colaboração,
empatia, persuasão, dentre outras.
As etapas para o desenvolvimento do
projeto são contextualização, construção, análise e continuação.
Contextualização:
O professor fará a mediação do conteúdo norteando entre o conteúdo teórico e o
prático, mostrando a importância dos temas a serem explorados, a importância da
participação e envolvimento de todos. Nesse primeiro momento é imprescindível a
atuação do professor, deixar bem claro os objetivos, a proposta. Os alunos
sentirão motivados a pesquisar informações, formarão grupos de trabalho e
definição dos papéis para o trabalho.
Construção:
Compreende a fase de “colocar a mão na massa”, definido o tema, mídias
utilizadas, eles entram em campo para juntos solucionarem o problema. O que é o
Bullyng? E o Cyberbulling? Como minimizar a prática destes em nosso ambiente
escolar e comunidade?
Análise:
compreensão da pesquisa, bem como, o seu desempenho.
Continuação:
compreende a fase da experimentação com a finalidade de solucionar o problema
proposto pelo professor. É nessa fase que acontece a maior parte da acomodação
do conhecimento.
Critérios de Avaliação
Cada
professor é responsável por observar o envolvimento e interesse dos alunos nas
diversas fases do processo de aprendizagem e participação nas diversas fases do
projeto;
Socialização da
pesquisa
Criar
mecanismos de divulgação do trabalho, da pesquisa com os alunos, pais,
comunidade, amigos tanto dentro da escola, na comunidade, como virtualmente,
nas redes sociais, blogs, fóruns, grupos.
Recursos(utilizando
o laboratório de informática, multimeios)
·
Laboratório
de informática com conexão à internet (1 computador para dois alunos);
·
Projetor
conectado ao computador do professor (ou TV de grande porte).
Ferramentas
Tecnológicas Online(se direcionar o projeto/pesquisa numa realidade que aborde
esses recursos)
*utilizar
as ferramentas online se na escola tiver condições, senão tiver esse projeto
pode adequar-se normalmente a realidade sem internet, utilizando a mídia
impressa, jornal,livros, revistas, rádio, televisão,etc)
As ferramentas listadas estão
disponíveis gratuitamente na internet. São tecnologias de armazenamento e
compartilhamento de informações online que darão suporte ao desenvolvimento das
atividades dos alunos.
Blog:
Consiste num site de fácil e rápida
atualização. Estas atualizações são chamadas de artigos, posts ou postagens.
São organizados em ordem cronológica inversa podendo ser de responsabilidade de
vários autores. O blog é uma importante ferramenta de feedback, pois através
dos comentários, possíveis nas postagens, podemos ter um retorno externo do
conteúdo exibido. No blog também é possível publicar enquetes, outra ferramenta
eficiente para avaliar opiniões.
As facilidades no uso de blog abrangem
também o item padronização e design, através de esquemas previamente
estabelecidos ou ainda, a possibilidade de personalização dos itens
apresentados.
Picasa
- Álbum virtual
Serviço gratuito para armazenamento e
compartilhamento de fotos. Tais fotos podem ser utilizadas nas postagens dos
blogs.
Prezi
Programa na modalidade cloud utilizado
para a criação de apresentações de forma não linear. Através do código embed é
possível publicar as apresntações Prezi no blog.
Slideshare
Site de compartilhamento de
apresentações de slides ou arquivos em pdf. Assim como o Prezi, gera um código
embed que possibilita a postagem no blog.
Youtube
Site de compartilhamento de vídeo que
também gera código embed para publicação no blog.
Referências
ALMEIDA, M. E. B.Gestão de tecnologias, mídias e recursos na escola: o
compartilhar de significados. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 79, p. 75-89, jan.
2009. Disponível em:
http://www.emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/1435/1170.
Acesso em: 10 de junho de 2013.
EXEMPLO DE UM PROJETO
Tema: Cyberbulling-Como minimizar a prática em nosso ambiente escolar e comunidade?
Pesquisa sobre o tema na internet:(para contextualizar)
Perigos na Internet
O bullying
é um termo em inglês que define um padrão repetitivo de comportamentos
agressivos, que visam prejudicar uma pessoa ou um grupo. Pode acontecer em
qualquer lugar: na escola, no playground do condomínio, na torcida do futebol
etc. Ameaças, agressões físicas ou verbais, intimidações e humilhações são
exemplos de bullying.
Em geral, são alvos do bullying aquelas pessoas (crianças ou não) que se destacam por algum motivo - estão acima ou abaixo do peso, têm alguma deficiência física, são muito tímidas, muito inteligentes, "nerds" etc.
O agressor pode agredir por vários motivos. Pode não ter a capacidade da empatia, pode ser alguém querendo se destacar em seu grupo, ou até alguém que se sente incomodado por uma característica em particular da vítima.
É importante ressaltar que a vítima de hoje pode ser o agressor de amanhã e vice-versa. Não há regras, mas o bullying acontece com mais frequência entre crianças e adolescentes.
Na internet, o problema é intensificado pela rapidez com que as agressões se espalham através da rede por meio de e-mails, redes sociais, blogs, vídeos e mensagens via celular. O bullying praticado pela web é chamado cyberbullying. Na web, a minoridade penal e o suposto anonimato (com o uso de perfis falsos) contribuem para a sensação de impunidade do agressor e podem fazê-lo ser ainda mais cruel do que no bullying, onde agressor e vítima estão frente à frente.
Tanto o bullying quanto o cyberbullying são problemas muito sérios e não devem ser ignorados. A agressão pela web pode surgir de qualquer lado, a qualquer hora. Uma vez na internet, o conteúdo ganha vida própria e pode nunca mais desaparecer por completo. Um caso famoso de cyberbullying foi o da jovem americana Megan Meier, de 13 anos, que cometeu suicídio em 2006 depois de receber uma série de mensagens cruéis em sua página no MySpace.
Em geral, são alvos do bullying aquelas pessoas (crianças ou não) que se destacam por algum motivo - estão acima ou abaixo do peso, têm alguma deficiência física, são muito tímidas, muito inteligentes, "nerds" etc.
O agressor pode agredir por vários motivos. Pode não ter a capacidade da empatia, pode ser alguém querendo se destacar em seu grupo, ou até alguém que se sente incomodado por uma característica em particular da vítima.
É importante ressaltar que a vítima de hoje pode ser o agressor de amanhã e vice-versa. Não há regras, mas o bullying acontece com mais frequência entre crianças e adolescentes.
Na internet, o problema é intensificado pela rapidez com que as agressões se espalham através da rede por meio de e-mails, redes sociais, blogs, vídeos e mensagens via celular. O bullying praticado pela web é chamado cyberbullying. Na web, a minoridade penal e o suposto anonimato (com o uso de perfis falsos) contribuem para a sensação de impunidade do agressor e podem fazê-lo ser ainda mais cruel do que no bullying, onde agressor e vítima estão frente à frente.
Tanto o bullying quanto o cyberbullying são problemas muito sérios e não devem ser ignorados. A agressão pela web pode surgir de qualquer lado, a qualquer hora. Uma vez na internet, o conteúdo ganha vida própria e pode nunca mais desaparecer por completo. Um caso famoso de cyberbullying foi o da jovem americana Megan Meier, de 13 anos, que cometeu suicídio em 2006 depois de receber uma série de mensagens cruéis em sua página no MySpace.
4) Justificativa:
Os meios virtuais estão se tornando alvo
de práticas para disseminar difamações e calúnias nas comunidades, e-mails,
torpedos, blogs, rede sociais.E, aproveitando a mídia que os alunos utilizam
hoje, o computador e celular é que achamos pertinente falar sobre esse tema,
importante nos dias atuais.
5) Objetivos:
O
objetivo é defender e tornar mais segura a utilização das denominadas Tecnologias
da Comunicação e Informação.
- Definir e conceituar o
Bullyng e o Cyber Bullyng;
- Fatos e dados alarmantes
sobre o Bullyng e o Cyber Bullyng;
- Apresentar vídeos falando
sobre a temática;
- Ouvir os alunos sobre a
temática e citar exemplos;
- Dividir a sala em grupo;
- Promover o uso de várias
mídias para a pesquisa;
- Ao término do trabalho observar se o trabalho foi significativo para os alunos.
6) Conteúdos
envolvidos:
·
Linguagem oral;
·
Linguagem escrita;
·
Leitura e produção de textos;
·
Valores, ética, tecnologia da
comunicação e informação;
·
Trabalho cooperativo e respeito às
decisões do grupo;
·
Criação de blogs;
·
Criação de grupos no facebook;
·
Criar um elo na redes, aproximando assim
os alunos, pais e professores;
7) Questionamentos:
Será que uso a Internet com
segurança?
Como eu utilizo a internet? Ela
está sendo útil para a minha vida?
Será que meus amigos estão
seguros quando usam a Internet?
O que preciso saber para evitar
sofrer algum dano na Internet?
O que são os Cyber crimes? Como
posso me proteger?
O que é Cyber bullying? É crime?
Usar Internet na rua, cyber café,
lan house é mais perigoso do que em outros lugares?
O que posso fazer para proteger
minha privacidade ao usar a rede social?
Quais cuidados devem tomar?
8) Ações:
Criar aulas, reuniões, palestras com
foco no assunto abordado com os alunos, dando vez e voz aos alunos para eles
entenderem e participarem ativamente.
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