Com o tema carnaval não é diferente. Se o planejamento for
desenvolvido de forma contextualizada, procurando informar as crianças à origem
da festa através de filmes, músicas, vídeos o aprendizado se tornará eficiente
e divertido. Desde a Educação Infantil, ensinando os sons dos instrumentos musicais, acessórios, roupas do carnaval, etc.
No Ensino Fundamental I, fazer pesquisas, dividir a sala em grupos, cada grupo com uma região, explorando o carnaval dentro desses contextos, com o auxílio do computador com seus recursos multimídias, da internet, televisão, retroprojetor, rádios, seja online ou o próprio aparelho, etc.
No Ensino Fundamental I, fazer pesquisas, dividir a sala em grupos, cada grupo com uma região, explorando o carnaval dentro desses contextos, com o auxílio do computador com seus recursos multimídias, da internet, televisão, retroprojetor, rádios, seja online ou o próprio aparelho, etc.
A culminância poderia ser os desfiles, apresentações, exposições
de tudo o que foi feito e com um maravilhoso e sortido baile, seja por equipe,
turma ou série, renderia muito mais.
Algumas fontes de pesquisa sobre as sugestões dadas:
http://www.brasilescola.com/carnaval/carnaval-do-mundo.htm
http://dreamguides.edreams.pt/brasil/carnaval-no-brasil
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-carnaval/frevo.php
http://www.sol.eti.br/a/carnaval/index.php
http://ensinar-aprender.blogspot.com.br/2012/02/atividades-de-carnaval-turma-da-monica.html
http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2010/02/200-atividades-de-carnaval-desenhos-de.html
http://www.atividadesescolaresprontas.com.br/2012/02/atividades-para-o-carnaval.html
http://linguagemeafins.blogspot.com.br/2011/01/carnaval-texto-e-interpretacao-170111.html
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18112
http://images.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&tbs=isch%3A1&sa=1&q=carnaval+no+Brasil&aq=f&aqi=g2&aql=&oq=&gs_rfai=&start=0
http://www.cnspenha.com.br/portal/servicos/especial_carnaval/?secao=10431&categoria=54952&hide_le=1&hide_ld=1
Sugestões elaboradas pela equipe de professoras e coordenadoras da Edutec.
Educação Infantil
1 – Realize a atividade carnaval.npr
2 – Abra no editor de imagens o arquivo carnaval e peça para o aluno descobrir os objetos que fazem parte dessa festa popular. Em seguida, utilize o arquivo pintura para que o aluno escolha sua fantasia de Carnaval.
Obs: Faça um mural bem bonito!
Ensino Fundamental I
1 - Assista a apresentação história das mascaras e crie uma máscara no programa Paint.
Obs: Professor, imprima as máscaras e peça para cada aluno trazer um palito de churrasco e utilize-o como base.
2 - Assista a apresentação pierrot, colombina e arlequim e crie uma poesia baseada na história de colombina e pierrot.
3 – Envie um email para um(a) amigo(a), dando-lhe uma dica de passeio para o Carnaval.
http://cartoes.terra.com.br//datas/frcarnaval_kids.htm
4 – Conheça os sons dos instrumentos de uma bateria, após peça para os alunos ilustrarem no editor de imagens (Paint ou Tux Paint), o instrumento com o som mais interessante.
http://iguinho.ig.com.br/carnaval.html
5 – Pesquise informações sobre as formas de comemoração do carnaval em cada Estado do Brasil. Após, crie uma apresentação no editor de slides (Power Point)
6 - Crie paródias no editor de texto(Word) utilizando os temas da atualidade.
Monte uma apresentação no editor de slides (PowerPoint).
Cada slide deve ter um trechinho da paródia criada com imagens ilustrativas.
Utilize efeitos de preenchimento, animação, transição de slides e grave o som dos alunos cantando.
Ensino Fundamental II e Ensino Médio
1 - Assista a apresentação Recursos Semânticos, em seguida, com o auxílio de um site de busca, pesquise a letra de um samba enredo, no qual possam ser identificados, pelo menos, cinco recursos semânticos.
http://rio.percuterreux.com/letras.php?gen=enredo
Parcerias: informática e português.
Obs.: Esta atividade deverá ser realizada no programa Editor de Texto.
2 - Elabore um vídeo no programa Movie Maker contando a história do carnaval, sua origem, sua divisão pelos Estados, assim como as influências sofridas ao longo do tempo até os dias atuais.
Parcerias: informática, história e português.
3 - Pesquise sobre a festa cultural, em seguida crie quadros no editor de imagens (Photoshop ou Photofiltre), representando o carnaval do Brasil ou contendo imagens expressivas ou históricas deste grande evento.
4 – Faça um debate com os alunos sobre tudo que lembra o carnaval (fantasias, trio elétrico, samba enredo, escola de samba, sapucaí, marchinhas, frevos). Divida a turma em grupos, cada grupo deverá ficar responsável por uma região do Brasil. (Os alunos deverão preencher o modelo_blog Em seguida, proponha a criação de um blog. (Ver arquivo passo_a_passoblog)
http://dreamguides.edreams.pt/brasil/carnaval-no-brasil
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-carnaval/frevo.php
http://www.sol.eti.br/a/carnaval/index.php
http://ensinar-aprender.blogspot.com.br/2012/02/atividades-de-carnaval-turma-da-monica.html
http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2010/02/200-atividades-de-carnaval-desenhos-de.html
http://www.atividadesescolaresprontas.com.br/2012/02/atividades-para-o-carnaval.html
http://linguagemeafins.blogspot.com.br/2011/01/carnaval-texto-e-interpretacao-170111.html
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18112
http://images.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&tbs=isch%3A1&sa=1&q=carnaval+no+Brasil&aq=f&aqi=g2&aql=&oq=&gs_rfai=&start=0
http://www.cnspenha.com.br/portal/servicos/especial_carnaval/?secao=10431&categoria=54952&hide_le=1&hide_ld=1
Sugestões elaboradas pela equipe de professoras e coordenadoras da Edutec.
Educação Infantil
1 – Realize a atividade carnaval.npr
2 – Abra no editor de imagens o arquivo carnaval e peça para o aluno descobrir os objetos que fazem parte dessa festa popular. Em seguida, utilize o arquivo pintura para que o aluno escolha sua fantasia de Carnaval.
Obs: Faça um mural bem bonito!
Ensino Fundamental I
1 - Assista a apresentação história das mascaras e crie uma máscara no programa Paint.
Obs: Professor, imprima as máscaras e peça para cada aluno trazer um palito de churrasco e utilize-o como base.
2 - Assista a apresentação pierrot, colombina e arlequim e crie uma poesia baseada na história de colombina e pierrot.
3 – Envie um email para um(a) amigo(a), dando-lhe uma dica de passeio para o Carnaval.
http://cartoes.terra.com.br//datas/frcarnaval_kids.htm
4 – Conheça os sons dos instrumentos de uma bateria, após peça para os alunos ilustrarem no editor de imagens (Paint ou Tux Paint), o instrumento com o som mais interessante.
http://iguinho.ig.com.br/carnaval.html
5 – Pesquise informações sobre as formas de comemoração do carnaval em cada Estado do Brasil. Após, crie uma apresentação no editor de slides (Power Point)
6 - Crie paródias no editor de texto(Word) utilizando os temas da atualidade.
Monte uma apresentação no editor de slides (PowerPoint).
Cada slide deve ter um trechinho da paródia criada com imagens ilustrativas.
Utilize efeitos de preenchimento, animação, transição de slides e grave o som dos alunos cantando.
Ensino Fundamental II e Ensino Médio
1 - Assista a apresentação Recursos Semânticos, em seguida, com o auxílio de um site de busca, pesquise a letra de um samba enredo, no qual possam ser identificados, pelo menos, cinco recursos semânticos.
http://rio.percuterreux.com/letras.php?gen=enredo
Parcerias: informática e português.
Obs.: Esta atividade deverá ser realizada no programa Editor de Texto.
2 - Elabore um vídeo no programa Movie Maker contando a história do carnaval, sua origem, sua divisão pelos Estados, assim como as influências sofridas ao longo do tempo até os dias atuais.
Parcerias: informática, história e português.
3 - Pesquise sobre a festa cultural, em seguida crie quadros no editor de imagens (Photoshop ou Photofiltre), representando o carnaval do Brasil ou contendo imagens expressivas ou históricas deste grande evento.
4 – Faça um debate com os alunos sobre tudo que lembra o carnaval (fantasias, trio elétrico, samba enredo, escola de samba, sapucaí, marchinhas, frevos). Divida a turma em grupos, cada grupo deverá ficar responsável por uma região do Brasil. (Os alunos deverão preencher o modelo_blog Em seguida, proponha a criação de um blog. (Ver arquivo passo_a_passoblog)
Nenhum comentário:
Postar um comentário