quarta-feira, 19 de março de 2014

A arte de Educar é uma criação. Somos ARTESÃOS!!!

Hoje comemora-se o Dia do Artesão. Pensando nessa data e no cotidiano de criações, artes e toda a produção de um artesão, acredito que todo professor no fundo é também um artesão, ou pelo menos um pouco dele, pois criamos, construímos e vivenciamos todos os dias no mundo de nossas crianças.
Mas se não acham isso, deve ler essa matéria que achei muito interessante e explica e reafirma tudo o que pensei para essa postagem!


 Professores, se espelhem nos artesãos

  Pretende-se com este texto discutir o modo pelo qual deveria ser à atividade do professor. Para isto a atividade do artesão será utilizada como modelo do exercício docente. Porque o artesão ao exercer sua função constrói, não forma. Cada obra é desenvolvida individualmente, não existe uma construção em massa. E existe um desejo verdadeiro para que aquela construção seja um sucesso, pois a arte construída por ele é a sua própria representação.

A arte da criação, assim se define o educador. Educar não pode ser um ato de formar porque, dessa maneira, o exercício do professor se resumirá em estruturar. Como, por exemplo, uma sociedade gritando em uníssono um único nome para lhe representar, ou com um único modelo de beleza, ou com apenas um padrão de relacionamento amoroso. Esses exemplos servem para demonstrar que o exercício do professor deve ser uma arte da criação e não uma fórmula pronta e acabada, isto é, o professor dever ser aquele profissional que possui como uma das suas características o de potencializar os atos criativos dos estudantes.

Como já foi dito anteriormente, a criação define a ação do educador, pois o humano tem como característica própria dar existência ao que não possui, ou inventar e reinventar novas formas de uso em relação a alguma coisa, isso tudo é próprio do humano. Portanto, essas potencialidades devem ser utilizadas pelo educador, com o intuito de construir juntamente com a classe as suas potencialidades criadoras e a construção do seu próprio caráter.

O homem é um ser em construção que, conseqüentemente, transforma. Por isso o papel do educador é de construir com o objetivo de transformar.

Nessa medida, se a arte de educar é uma criação, pode-se dizer que o educador é um artesão, porque a criação é fruto de trabalho e do talento humano. E esse trabalho é antes de tudo artesanal. O artesanal é pelo fato de ser a atividade do educador seu próprio exercício, pois o artesão é aquele artífice que exerce sua profissão em sua própria oficina, e o professor é aquele profissional que tem que colocar como meta-primeira cada aluno como um indivíduo e, por isso, cada aluno tem que ter uma atenção especial.

A criação que o aluno X irá realizar em seu processo de aprendizagem, não é a mesma que a do aluno Y, por isso, essa educação modelar é um genocídio, pois, dessa maneira, se eliminam os atos criativos e a explosão de descoberta de cada estudante. O professor deve despertar na classe a sua criatividade de inventar, re-inventar, fabricar, pois o que deve ficar entre o início de uma aula e o fim dela é a constatação do educando que ele é um ser criador.

Viva o artesão que pacientemente vai construindo sua obra de arte, porque sua produção artística é construída com muito respeito e com a torcida que ela seja um sucesso, pois a sua construção é a representação de si - próprio. Então, professores se espelhem nos artesãos.

O espelho dos artesãos como referencial para os professores serve para que estes vejam a sua atividade como algo criador. E que esta criação somente é possível se os docentes conceberem cada aluno como uma novidade, isto é, os alunos devem ser vistos a partir das suas particularidades. E assim, a sala de aula será reinventada a cada instante, e tanto os professores como os alunos estarão em processo de descoberta e, conseqüentemente, de encantamento pelo mundo, porque a descoberta é o mesmo que a pessoa achar o oculto, e nesse processo se encontrar consigo próprio e com o mundo.

O encontro é o que possibilita a retirada das algemas que a sociedade impõe ao cidadão. Mas, com uma educação que possibilite a descoberta dos atos criativos de cada estudante, este vai de encontro com uma personalidade criadora e, desse modo, reinventa saídas contra as adversidades encontradas na vida, pois esta, somente é possível reinventada.

LuisSantos

Conheça mais sobre essa data:


3 comentários:

  1. Muito me orgulho em bradar "sou artesão". E perceber toda essa sinuosidade em relação ao professor reconforta esse coração obeso e insatisfeito com alguns métodos e posturas ainda tão explorados... só mesmo a percepção, paciência e a sensibilidade de um artesão para captar as diversas cores, formas, estilos e conceitos culturais que encontramos em nossas salas de aula.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos nós artesãos e professores!... em 2014 meu orgulho em ser artesão só aumenta!...

    acessem meu blog: http://curupiraecodesign.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir