Os professores
respondiam de uma forma muito diferente a uma sala de aula de primeiro grau
moderna. Eles sentiam-se intrigados com relação a alguns poucos objetos
estranhos. Poderiam perceber que algumas técnicas-padrão mudaram - e discordavam
entre si quanto as mudanças que observavam foram para melhor ou para pior -,
mas perceberam a finalidade da maior parte do que se estava tentando fazer
com bastante facilidade.
Os professores e as
professoras, ao lerem esta história ONOMATOPEICA com teor subjetivo,
talvez se movimentem e gesticulem no sentido de confirmar tal situação. Aí eu
pergunto o porquê desta realidade? Já ouvi muitas respostas, tais como: a minha
escola ainda não tem computadores, o diretor da escola não investe nos seus
profissionais, os cursos que fiz no magistério e na universidade não
abordam o uso da informática na educação, porque meu salário é muito pouco.
A maior parte das
justificativas está apoiada nos ações de terceiros, e poucos são os
professores que percebem que o ponto de partida de qualquer mudança inicia-se
num processo interno de sensibilização para uma nova realidade. Os professores
não estão sensibilizados quanto ao uso da informática na área educacional? Por
que não, se os demais profissionais das diversas áreas do conhecimento humano
já utilizam a informática como instrumento auxiliar de seus trabalhos?
Estas reflexões,
apresentam algumas informações sobre o novo paradigma educacional. Entre essas
abordagens, observamos que uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, com 55
entidades educacionais, na qual foram levantados os principais aspectos que
poderiam garantir o sucesso dos alunos, de hoje, no século XXI. Entre esses
aspectos, foram citados: Habilidade em leitura básica, escrita e habilidades
matemáticas.
Bons hábitos
profissionais, como responsabilidade, pontualidade e disciplina.
Habilidades em
computação e tecnologia de mídia.
Valorização do
trabalho.
Honestidade e
tolerância para com os outros.
Hábitos de
cidadania.
Todos estes
aspectos estão dispostos de acordo com o grau de importância, conforme a
pesquisa realizada.
Outro exemplo
complementar sobre o enfoque acima citado são os artigos de Bernardo Toro, que
definem a forma de comunicação nas sociedades urbanas, as quais deixam de ser
reais, passando a ser decodificada por meio de símbolos e códigos.
Bernardo Toro,
também, relaciona aspectos de garantia para o sucesso no século XXI, e define
como "códigos de modernidade", os itens:
Alta competência
em leitura e escrita.
Alta competência em
cálculo matemático e solução de problemas em todas as ordens.
Alta compreensão em
escrita: precisão para descrever fenômenos e situações, analise,
comparações e expressão do próprio pensamento.
Capacidade para
analisar o ambiente social e criar governabilidade.
Capacidade para
recepção crítica dos meios de comunicação de massa.
Capacidade para
planejar, trabalhar e decidir em grupo.
Capacidade para
localizar, acionar e usar as informações acumuladas. E num comparativo
entre as duas abordagens, podemos perceber quanto existe de similaridades entre
elas.
Relaciono ainda, as
idéias anteriormente apresentadas à Teoria das Inteligências Múltiplas.
Gardner define a
inteligência como a "capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos
que sejam valorizados em um ou mais ambientes culturais. A inteligência não
pode ser medida; ela não é um produto acabado, pois, dependendo do contexto
sócio-econômico-cultural, uma ação pode ser valorizada em um ambiente e em
outro ambiente não ter nenhuma significância".
Gardner apresenta sete
competências intelectuais autônomas do ser humano:
Inteligência
linguística - habilidade ou capacidade em lidar com os desafios relacionados
com a linguagem.
Inteligência
lógico-matemática - habilidade de resolução de problemas por meio da dedução e
da observação.
Inteligência
corporal-cinestésica - habilidade em utilizar movimentos corporais para superar
desafios de uma determinada realidade.
Inteligência
musical -habilidade de produzir e perceber as notações musicais.
Inteligência
espacial -habilidade em abstrair interação com o ambiente, o espaço e o
ciberespaço para elaborar um produto ou resolver um problema.
Inteligências
intrapessoais - habilidade em conhecer os aspectos internos de uma pessoa.
Inteligência
interpessoal - habilidade em perceber as intenções e desejos dos seus
interlocutores e, com isso, resolver ou minimizar problemas de comunicação e
relacionamento.
Além das
inteligências acima citadas, outras estão em fase de pesquisa, que são:
Inteligência
Pictórica-. habilidade em transcrever situações, fatos, emoções por meio de
desenhos.
Inteligência
Naturalista: habilidade em lidar com situações ligadas à natureza.
Inteligência Existencial.
habilidade em lidar com situações relacionadas à religiosidade.
Nas abordagens
mencionadas anteriormente, podemos verificar o uso do computador como
ferramenta importante e útil para o desenvolvimento dos aspectos de garantia do
sucesso no século XXI e para o próprio desenvolvimento das habilidades
específicas do ser humano.
Um exemplo das
correlações entre o computador e as demais abordagens apresentadas,
podemos sugerir:
Por meio de
softwares abertos, mais especificamente, os editores de textos, é possível
desenvolver diversas atividades que estimulam as habilidades linguísticas, tais
como a escrita e a leitura, promovendo diferentes tipos de produções.
Os softwares de
simulações e de programação são excelentes recursos computacionais que permitem
o aprimoramento das habilidades de lógica, matemática e de resolução de
problemas.
Por meio dos
softwares gráficos, é possível estimular o desenvolvimento das habilidades
pictóricas. Os softwares gráficos disponibilizam uma série de recursos que
facilita a criação de desenhos e representações artísticas.
Como medidor e
planejador de atividades físicas, o computador poderá ser um grande aliado.
O computador tem
sua característica interativa com o meio. Por meio dele é possível integrar
diversas mídias e demais recursos tecnológicos, desde o rádio, a
televisão, os vídeos, as filmadoras; portanto, um recurso perfeito para
trabalhar sons e, ainda, torná-los visuais conforme as descrições de seus
compassos, medidas dos ritmos sonoros.
A lnternet, como
mídia que mais cresce nos últimos anos e tende a ser a mídia mais popular a
médio prazo, tem uma característica ampla de possibilitar diversos tipos de
comunicações e interações entre culturas, de forma bastante enriquecedora.
Quais são as abordagens das pessoas discutindo as questões históricas entre
seus países? Qual é a visão da escravidão para os alunos portugueses,
comparando-a com a visão dos alunos brasileiros? Para discussão de um tema
como este é de fundamental importância que ambos os agentes ativos estejam preparados
quanto aos seus aspectos interpessoal e intrapessoal.
Percebemos que os
computadores possuem diferentes tipos de utilidades, compatíveis com o
mundo em que vivemos: em constante mutação e interatividade. Por meio dele,
podemos desenvolver simultaneamente várias habilidades, facilitando a formação
de indivíduos polivalentes e multifuncionais, diferentemente, por exemplo, de
uma máquina de escrever que possibilitava a formação de um único profissional:
o datilógrafo.
É interessante
ressaltar que a maior parte dos empregos que surgirão no próximo século ainda
não existe, e com certeza utilizarão as novas tecnologias da informação e
comunicação; portanto, cabe à escola prestar a sua grande contribuição na
formação de indivíduos pró-ativos para atuarem nas economias do futuro.
As Novas
Tecnologias na Atual Sociedade
Estamos vivendo um
período revolucionário que vai além dos computadores e das
inovações na área de telecomunicações. As mudanças estão ocorrendo nas
áreas econômicas, sociais, culturais, políticas, religiosas, institucionais e
até mesmo filosóficas. Uma nova civilização está nascendo, que envolve uma nova
maneira de viver (Toffler, 1993). Toffler, no seu livro A Terceira Onda,
retrata as mudanças ocorridas na humanidade através da metáfora das ondas da
humanidade. As ondas às quais Toffler se refere sempre retratam as diferentes
formas de criação de riquezas. A primeira onda foi quando a raça humana
passou de uma civilização tipicamente nômade para uma civilização basicamente
agrícola, sedentária. Isso aconteceu cerca de 10 mil anos atrás.
A segunda onda
ocorreu quando a civilização basicamente agrícola passou para uma civilização
basicamente industrial.O início dessa mudança se deu há cerca de 300 anos.
A terceira onda
começou por volta de 1955 nos Estados Unidos e em alguns outros países
que estavam no auge
do seu desenvolvimento.
A terceira onde se
distingue sob vários aspectos da segunda onda que são:
a) Na segunda onda
, o valor de uma empresa estava relacionado à quantidade de prédios,
funcionários e máquinas . Na terceira onda,os valores são intangíveis o que
vale são os conhecimentos que estão na cabeça das pessoas.
b) Na segunda onda,
os Processos de Produção eram massificados e seriais. A terceira onda volta sua
produção para o cliente, conforme seu interesse individual. Prevalece o
atendimento das necessidades individuais; cada indivíduo quer ser reconhecido
como um ser único.
C) Na segunda onda,
o trabalhador- era treinado para não fazer Perguntas, não pensar e não inovar-
Na terceira onda, exige-se que os trabalhadores sejam criativos, inovadores,
críticos e que estejam melhorando continuamente.
d) Na segunda onda,
os produtos possuíam um longo cicio de vida Na terceira onda, os Produtos estão
sempre sendo melhorados modificados a cada instante. A inovação é o grande
diferencial.
e) Na segunda onda,
a estrutura familiar era nuclear e sempre contava com um pai uma mãe e filhos.
Na terceira onda, a estrutura familiar se diversificou. Existem famílias sem
pai- ou sem mãe, casais sem filhos, pessoas solteiras morando sozinhas casais
sem relações formais de união.
f) A velocidade das
mudanças na terceira onda é um fator crítico de sucesso. Tempo e dinheiro estão
diretamente relacionados. A informação tem um percurso em constante estágio de
aceleração.
As organizações
estão mudando os seus quadros, os formatos de suas hierarquias, as estruturas
organizacionais e as formas de produção. Cada vez mais percebemos o fim das
fronteiras tecnológicas. 'Elas se cruzam a toda hora" (Drucker,1 998).
Uma inovação ou
descoberta tecnológica utilizada na área da siderurgia é útil na área da
aeronáutica; a descoberta de Bell labs dos transistores é largamente utilizada
na indústria de computadores. As descobertas da indústria química são
utilizadas nas indústrias de armamento.
Estas interligações
nem sempre foram visíveis. 'Durante o século XIX e a primeira metade do século
XX, era possível dar como certo que as tecnologias estranhas a uma indústria
exerciam impactos mínimos sobre aquela indústria. Quem conhecesse bem sua
própria tecnologia prosperava' (Drucker,1 998).
Esta característica
de isolamento de ações também era muito perceptível na formação dos
profissionais, em que era supervalorizado o alto grau de especialização. Cada
vez mais se conhecia melhor um problema e menos se entendia a interligação do
todo que estava ao seu redor.
É diante de todas
essas mudanças, oriundas das transformações sociais e do avanço das tecnologias,
que percebemos as mudanças que estão ocorrendo com o comportamento dos homens e
das mulheres, os quais são ingredientes dessas mudanças.
É necessária a
formação de um novo homem. O perfil do novo profissional não é mais o
especialista. O importante é saber lidar com diferentes situações, resolver
problemas imprevistos, ser flexível e multifuncional e estar sempre aprendendo.
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