sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Retrospectiva Instituto Claro: TIC na educação em 2013!


Projetos, eventos, plataformas e programas governamentais: separamos alguns dos acontecimentos mais importantes do ano sobre o avanço do uso das TIC na educação do Brasil

O uso das TIC na educação tem aumentado significativamente no Brasil. Grande parte deste avanço deve-se a programas governamentais, como o PNLD, o Programa Nacional do Livro Didático, que vai promover o acesso a livros digitais em toda a rede pública a partir de 2014 – e nos tablets em 2015. 
Eventos mundiais de educação também apontaram o Brasil como potência para o desenvolvimento de práticas de m-learning, como o Unesco Mobile Learning Week, que aconteceu em Paris no começo do ano. Na ocasião, a Editacuja Editora, uma consultoria brasileira especializada em tecnologias na educação, representou o país. 
Em novembro, uma das principais feiras de tecnologia educacional do mundo, a Bett, teve sua primeira edição em São Paulo e apresentou um panorama sobre o uso das TIC na educação em toda a América Latina. Representantes dos governos de países latino-americanos levaram às mesas de discussão desafios e avanços de escolas e de instituições para o uso de tecnologias aplicadas à educação. Também pela primeira vez, o estudo Horizon Report, referência mundial no detalhamento de tendências educacionais, foi traduzido para o português pelo Colégio Bandeirantes.
Confira abaixo sete fatos importantes que impactaram a educação brasileira neste ano (e que implicam avanços para os próximos anos): 

Unesco Mobile Learning Week 
O evento da Unesco, que aconteceu em Paris, em fevereiro, teve a presença da consultoria brasileira Editacuja, que representou o Brasil com o programa Mobile Education Lab (MEL). O projeto é focado na formação de jovens criadores de conteúdo por meio do uso das tecnologias. 

Livros digitais pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 
O maior programa mundial de distribuição de livros didáticos para a rede pública, o PNLD, deve começar a distribuir livros digitais em 2014 para as escolas de Ensino Fundamental da rede pública. Por enquanto, a distribuição será em CDs, mas o previsto é que, em 2015, as escolas comecem a receber os materiais em tablets. 

EVESP
A rede estadual de educação de São Paulo conta, há dois anos, com uma Escola Virtual de Programas Educacionais (EVESP). Mas foi em 2013 que a escola atingiu o patamar de quase 500 mil alunos, com cursos de línguas destinados a estudantes e a funcionários da rede. 

Geekie Games 
Uma das tendências educacionais é o uso de plataformas adaptativas – em que professores e alunos conseguem criar planos de estudo personalizados para o estilo de cada aluno. Neste ano, surgiu no Brasil o Geekie Games, um site que ajuda os alunos a estudar e monitorar seu desempenho para o Enem, além de ser adaptativo. 

Horizon Report 
O relatório de tendências educacionais Horizon Report, desenvolvido pelo The New Media Consortium, uma entidade focada em discutir tendências de mídia, comunicação e educação, chegou ao Brasil por intermédio do Colégio Bandeirantes, que traduziu o material. O relatório sinaliza grandes oportunidades para o mundo da educação, que devem entrar em vigor nos próximos anos. 

Bett Show
Uma das maiores feiras de tecnologia educacional do mundo, a Bett, chegou a São Paulo neste ano. O evento discutiu o panorama do uso das TIC na educação em toda a América Latina e reuniu líderes governamentais de vários países. Para o Brasil, o principal desafio destacado foi “garantir equidade” nas escolas do país. 

Plano Nacional de Educação (PNE) 
Para fechar o ano, o PNE finalmente foi votado e aprovado pelo Senado, mas com um texto diferente do original, que, de certa forma, desresponsabiliza o governo pela manutenção da qualidade e expansão das matrículas nas escolas brasileiras. O plano fixa metas educacionais até 2020 e prevê um aumento do investimento público em educação, que deve atingir 7% do PIB em cinco anos e 10% em dez anos.
por Aline Aurili

Nenhum comentário:

Postar um comentário