sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Gestor? Coordenador? Como trabalhar com a Tecnologia?

Achei pertinente publicar um "pouquinho" do que aprendi, estou vivenciando e colocando em prática no curso" Mídias na Educação". Tanto serve para a educação a distância como para a convencional, depende de como vamos atuar. 
O princípio-mestre é o de que não se trata apenas de tecnologia ou de informação: o 
fundamento é a educação da pessoa para a vida e o mundo do trabalho.
São dez os itens básicos que devem merecer a atenção das instituições que preparam 
seus cursos e programas:
1. compromisso dos gestores;
2. desenho do projeto;
3. equipe profissional multidisciplinar;
4. comunicação/interação entre os agentes;
5. recursos educacionais;
6. infra-estrutura de apoio;
7. avaliação contínua e abrangente;
8. convênios e parcerias;
9. transparência nas informações;
10. sustentabilidade financeira.


Nosso tempo hoje é o das crianças e jovens que nasceram, vivem e irão trabalhar numa sociedade em permanente desenvolvimento tecnológico. Nosso espaço é o de um mundo plugado a uma rede que afeta a todos, mesmo àqueles que não estão diretamente conectados. 
A educação que oferecemos deve livrar o homem da massificação e da manipulação e
contribuir para que cada um possa ser o autor de sua própria história de forma competente, responsável, crítica, criativa e solidária.

Dessa forma, cabe ao gestor:
· informar-se sobre o potencial das tecnologias na educação presencial e a
distância;
· avaliar com clareza o que é novo e o que é permanente em educação
(tecnologias de ponta não eliminam a necessidade do domínio escrito e falado 
da língua; do desenvolvimento do raciocínio lógico; da aquisição dos conceitos 
matemáticos, físicos e químicos básicos; dos conhecimentos, competências, 
hábitos, atitudes e habilidades necessários para trabalhar e usufruir plena e
solidariamente a vida);
· sensibilizar sua equipe para as mudanças necessárias;
· identificar, em conjunto com os profissionais da instituição, quais as áreas com 
maior probabilidade de sucesso para iniciar o processo de inserção das
tecnologias nos cursos de sua instituição e sua oferta a distância;
· coordenar a definição de um plano estratégico de trabalho e seu cronograma;
· identificar possíveis parceiros nas áreas pública e privada;
· buscar financiamento para apoiar todas as ações que sejam necessárias, em 
especial: preparação e contratação de pessoal, aquisição de infra-estrutura 
tecnológica, produção de materiais didáticos, desenvolvimento de sistemas de comunicação, monitoramento e gestão, implantação de pólos descentralizados, 
preparação da logística de manutenção e de distribuição de produtos.

http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/ReferenciaisdeEAD.pdf

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