segunda-feira, 28 de julho de 2014

Trabalhando com Frações nas aulas de Robótica

Fração é a representação da parte de um todo (de um ou mais inteiros), assim, podemos considerá-la como sendo mais uma representação de quantidade, ou seja, uma representação numérica, com ela podemos efetuar todas as operações como: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação.
Dessa forma, toda fração pode ser representada em uma reta numerada, por exemplo, 1/2 (um meio) significa que de um inteiro foi considerada apenas a sua metade, portanto, podemos dizer que em uma reta numerada a fração 1/2 estará entre os números inteiros 0 e 1.

Por ser uma forma diferente de representação numérica, a fração irá possui uma nomenclatura específica e poderá ser escrita em forma de porcentagem, números decimais (números com vírgula) e números mistos.

Assim, podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um inteiro, mas se comermos um pedaço, qual seria a representação numérica que esse pedaço e o resto do bolo representaria? Foi a necessidade de criar uma representação numérica para as partes de um inteiro que proporcionou o surgimento dos números fracionários.

E como trabalhar na Robótica esse assunto? Qual a relação?

Durante essa semana estaremos trabalhando com as frações na Robótica. Iniciaremos com a contextualização, trazendo para sala uma série de exemplos que representem as frações no cotidiano das crianças. Em seguida, relacionaremos com o trabalho em equipe, a qualidade pessoal receptibilidade e com o conceito tecnológico que será explorado na montagem, calculadora de frações.
Montarão o protótipo abaixo, observando os seguintes pontos:

  • Construir e montar;
  • Entender as funções novas do NXT Software: programar o modelo para que, ao inserir uma fração no mostrador esquerdo, ela seja representada no mostrador direito;
  • Interpretar os dados;
  • Ler o texto o segredo das frações;
  • Apresentar o projeto, modo de funcionamento e a solução encontrada para os desafios;



Nenhum comentário:

Postar um comentário