terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Dinâmica do "terremoto" com os alunos dos 4ºs anos!

As dinâmicas que escolhemos realizar durante a primeira semana de aula tem o objetivo de promover mais interatividade na relação com os alunos, contribuindo assim para o aprendizado.
Com os alunos dos 4ºs anos, trabalhamos com a "dinâmica do terremoto" e dentro das etapas e observações fomos trabalhando com a exclusão, diferenças, aceitação, respeito, sentimentos. Recebemos os alunos e pedimos que fizéssemos uma roda, conversamos, nos apresentamos, conhecemos os alunos novos e demos boas-vindas a todos.
Explicamos  e realizamos a dinâmica:

Descrição: Dividir em grupos de três pessoas lembre-se que deverá sobrar um. Cada grupo terá 2 paredes e 1 morador. As paredes deverão ficar de frente uma para a outra e dar as mãos (como no túnel da quadrilha da Festa Junina), o morador deverá ficar entre as duas paredes. A pessoa que sobrar deverá gritar uma das três opções abaixo:

MORADOR!!!
 - Todos os moradores trocam de "paredes", devem sair de uma "casa" e ir para a outra. As paredes devem ficar no mesmo lugar e a pessoa do meio deve tentar entrar em alguma "casa", fazendo sobrar outra pessoa.

PAREDE!!!
 - Dessa vez só as paredes trocam de lugar, os moradores ficam parados. Obs: As paredes devem trocar os pares. Assim como no anterior, a pessoa do meio tenta tomar o lugar de alguém.

TERREMOTO!!!
 - Todos trocam de lugar, quem era parede pode virar morador e vice-versa. Obs: NUNCA dois moradores poderão ocupar a mesma casa, assim como uma casa também não pode ficar sem morador. Repetir isso até cansar...


E, quando fomos realizando cada etapa, pedi que cada um fosse observando o que sentia para analisarmos no final.

Conclusão:
 Como se sentiram os que ficaram sem casa? Os que tinham casa pensaram em dar o lugar ao que estava no meio? Passar isso para a nossa vida: Nos sentimos excluídos no grupo?Na Escola? No Trabalho? Na Sociedade? 



Foi uma experiência bem diferente, percebi que eles gostaram da atividade, participaram brincando, rindo, gritando e expressando o que sentiram conforme solicitado. Juntos aprendemos que é horrível ficarmos sozinhos, sem ter amigos, casa, referência; que não podemos fazer com o outro o que não gostamos!

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