terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Trabalhando com dinâmicas nas aulas da Educação Tecnológica

  Para cada turma escolhemos uma temática e uma atividade diferente. Com os alunos dos 5ºs anos, fizemos a dinâmica da " Árvore dos Sonhos".

Com várias imagens de diferentes tipos de árvores perguntei o que eles observavam:
Por que elas eram diferentes?
Quais as diferenças e por que aconteciam? Umas mais grossas, outras mais finas, com mais galhos, mais frondosas, altas, baixas e daí fomos discutindo.
No final dessa explanação, chegamos a conclusão que para todas as respostas, as árvores dependiam de água, sol, solo, raiz e cada fator, elemento desse era fundamental para o desenvolvimento delas.
Em seguida, escolhemos uma, analisamos suas partes e para que serviam cada uma. Pedi que cada um no pedaço de papel, fizesse a sua árvore e nela colocasse também quem eram as suas raízes, a base deles, a sustentação. Quem representariam o tronco(caminho e auxílio para a concretização ou realização) e as folhas? Os frutos(resultados/sonhos/vontades)?
De baixo para cima, eles iriam analisar cada parte da árvore com a vida deles até chegar nos seus sonhos, objetivos, metas e resultados que querem alcançar a longo, médio ou curto prazo. Deixamos eles bem a vontade, espalhados na sala, refletindo, falando e pensando em tudo o que conversamos.




No final, alguns alunos apresentaram sua árvore dos sonhos, impressionantes como relataram o que querem, o que percebem, quem os ajudam e tudo mais. Achei o máximo e me emocionei muito! cada dia aprendo mais e mais com os meus queridos alunos!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário