segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Trabalhando com Filmes Educativos em sala

O filme Somos Todos Diferentes (Taare Zameen Par,Índia,2007)  trata de um assunto muito delicado e importante, a dislexia e da falta de conhecimento e informação do educador para observar e diagnosticar esses casos.
Mas, ao assistir e analisar em casa para preparar meu planejamento, percebi que podia e devia explanar muito mais com meus alunos com as turmas dos 4ºs e 5ºs anos sobre todo o contexto do filme. No início da aula conversei com eles qual o meu objetivo e o que quero deles no final para juntos analisarmos melhor cada situação:

  • Analisar os costumes, religião, país e fazer uma comparação de como acontece aqui no Brasil e em nosso meio;
  • Postura da escola;
  • Postura dos professores;
  • Postura da família, relação, convivência, dinamicidade, rotina;
  • A relação do personagem principal com a família, pai, mãe, irmão, vizinhos, colegas da escola, com o mundo;
  • A importância da mensagem do filme para mudança de atitude e conhecimento, não fazer julgamentos, acolher o outro, percepção, cuidado, atenção, solidariedade;
  • O que são distúrbios e dificuldade de aprendizagem? 
  • O que é a inclusão? Como acontece? Como deve ser realmente vista e praticada?
  • Bullying; 
  • Cyberbullying;
  • O que cada um pode fazer?
  • Quais problemas ele enfrenta? O que vocês perceberam?
  • Você observou alguma semelhança da escola dele com a sua?
  • Em algum momento você se pareceu com Ishaan? Qual?: Por quê?
  • Por que será que tudo fora da escola chama atenção dele?
  • A atitude dele de sair da escola sozinho foi correta? Por que será que ele agiu assim?
  • Quando ocorreu a mudança no filme? Quem o percebeu com outros olhos? Por quê?
  • Quias as habilidades você percebeu de Ishaan? E você, quais são as suas?
  • A rotina diária e os problemas enfrentados pela família dele acontece como a nossa? O tempo? O trabalho? A correria do mundo moderno? As responsabilidades de cada um? Qual o nosso papel?
  • Por que essa "luta maluca" para se chegar ao destino? Não podemos fazer diferente?
  • Existem outros, outros, tantos outros como eu? Como você? 
  • O que achou do filme e de tudo o que foi explanado em sala?
Por que acredito que trabalhar com filmes e vídeos educativos em sala?
Assistindo a um filme, aprendemos a ver o mundo de outra forma. Na tela do cinema ou da TV, a história é contada não apenas por meio de palavras, mas também por imagens, sons e outros recursos que às vezes nem são percebidos conscientemente pelo espectador, mas que estão ali, colaborando para despertar emoções. 

"O cinema desloca nosso olhar e oferece outra perspectiva, além das que nos são transmitidas pela família, pela escola e por outras mídias", explica André Costa, cineasta e educador em artes visuais. "Ver um filme é uma experiência estética, e o que é educar senão experimentar?", completa ele, que dá aulas de cinema na Faap e é um dos sócios da Olhar Periférico Filmes. 

Um filme, portanto, está longe de ser apenas uma história. A forma, nesse caso, está acima do conteúdo. Por isso, um dos exercícios sugeridos para a sala de aula pela professora Carmen Zink Bolonhini é o de congelar uma cena e analisar com os alunos todos os elementos que ali se encontram e que papel eles desempenham para que a mensagem desejada pelos produtores seja passada. "Analisando qualitativamente os símbolos usados, as crianças aprendem a ler outras formas de linguagem", justifica Carmen Zink Bolonhini. 

A educação deve ter como papel principal o desenvolvimento do indivíduo em sua totalidade. Para tanto, ela precisa se modificar constantemente, observando as mudanças ao redor, essencialmente o desenvolvimento tecnológico e a influência que a mídia exerce no dia a dia do mundo globalizado. O desafio dos educadores é estimular, no ambiente escolar, o envolvimento da mídia nos objetivos educacionais para desenvolver  valores  e  atitudes que  contribuam para  a  construção da  reflexão e do entendimento dos educandos. Os filmes transmitem mensagens que traduzem valores culturais, sociais e ideológicos de uma sociedade e de uma determinada época, dessa forma podem ser um instrumento para estimular os jovens ao conhecimento da cultura geral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário