quarta-feira, 3 de julho de 2013

Utilizando o Twitter em sala de aula: Dicas de Sônia Bertocchi


Aulas com o Twitter

Como a maioria dos alunos está sempre conectada as redes sociais as atividades usando o Twitter tornam a aula mais interativa e fazem com que os alunos prestam mais atenção no conteúdo desenvolvido. Para isso é importante que a rede social seja vista de forma pedagógica pelo professor e que seja explorada de maneira correta. “​No caso de redes sociais serem usadas em processos pedagógicos, cabe ao professor estabelecer a finalidade pedagógica. Sem isso, sobra só a ferramenta. Cabe ao professor vislumbrar as potencialidades pedagógicas das diversas funcionalidades de uma ferramenta de rede social e aproveitá-las (ou não) em seus processos em sala de aula de acordo com seu planejamento, seus objetivos”, ressalta a consultora educacional Sonia Bertocchi.
Para começar, o professor tem que ter bem planejado qual o intuito da atividade e como ela deve ser desenvolvida. Fazer o acompanhamento desse processo é importante para saber se o aluno está conseguindo acompanhar a proposta. “O primeiro ganho​ do professor ao planejar uma atividade com o uso de twitter com seus alunos é estabelecer um canal de comunicação com eles em meio digital. Cria-se ali outro vínculo. A partir daí os resultados serão favoráveis na medida em que o professor organizar bem as atividades” destaca Sonia.
Assim como os alunos estão sempre conectados as redes sociais, os professores para fazer esse acompanhamento devem usar regularmente estes recursos, postando materiais e links interessantes e que estimulem os alunos. Desenvolver competências e habilidades que serão usadas durante toda a vida é um dos potenciais da inserção de tecnologias, entre elas as redes sociais, na educação. ”Quando o professor planeja o uso de redes sociais em processos de ensino-aprendizagem, está favorecendo aprendizagens como: comunicação em meio digital, autoria, coautoria, colaboração, engajamento, construção coletiva de saberes, entre outras, como por exemplo, leitura e escrita. Além de estimular o desenvolvimento de habilidades sociais, engajamento e o estar em rede”, diz Sonia. ​​
O próprio Twitter já disponibilizou o Guia do Twitter para professores (em inglês) com dicas para quem quer usar essa ferramenta na sala de aula. Veja algumas dicas que podem ajudar.
Use o Twitter com frequência, indicando materiais de estudo e artigos que incentivem discussões.
twitterPublique perguntas instigantes sobre temas relacionados à aula.
 
twitterCombine com os alunos de fazer uma resenha da aula pelo Twitter em tempo real.
 
twitterCrie hashtags, as palavras que indicam o assunto que está em discussão que vem antecedidas do símbolo #, para cada tema estudado, isso ajuda a organizar as postagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário