segunda-feira, 24 de março de 2014

Competências e Habilidades, você já descobriu as suas?

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
• As competências/habilidades são inseparáveis da ação, mas exigem domínio de conhecimentos;
• Competências se constituem num conjunto de conhecimentos, atitudes, capacidades e aptidões que habilitam alguém para vários desempenhos da vida;
• Habilidades se ligam a atributos relacionados não apenas ao saber-conhecer mas ao saber-fazer, saber-conviver e ao saber-ser;
• As competências pressupõem operações mentais, capacidades para usar as habilidades, emprego de atitudes, adequadas à realização de tarefas e conhecimentos;

Qual a diferença entre competências e habilidades?

• De acordo com o professor Vasco Moretto:

• " As habilidades estão associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Assim, identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações-problema, sintetizar,julgar, correlacionar e manipular são exemplos de habilidades.

• Já as competências são um conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que caracterizam por exemplo uma função/profissão específica: ser arquiteto, médico ou professor de química. As habilidades devem ser desenvolvidas na busca das competências.“

Segue abaixo um conjunto de habilidades, agrupadas em diversas competências básicas, que me parecem fornecer a base para uma educação orientada para a competência de crianças e jovens até por volta dos dezoito anos.

• I. Competência na Absorção da Informação:

• 1. Habilidade de bem utilizar os sentidos e de aprimorar a acuidade dos sentidos (aprender a perceber)
• 2. Habilidade de entender e corretamente interpretar a linguagem corporal
• 3. Habilidade de entender a linguagem verbal falada e escrita e desenvolvimento da capacidade de ler com compreensão e rapidez

• II. Competência na Transmissão da Informação e na Comunicação:

• 4. Habilidade de se expressar bem em língua materna falada e escrita
• 5. Habilidade de se expressar bem em língua estrangeira (em especial, no caso do Brasil, o Inglês e o Espanhol)
• 6. Habilidade de se expressar bem através da linguagem não-verbal (especialmente a corporal)

• III. Competência no Acesso à Informação:

• 7. Habilidade de buscar e pesquisar a informação em qualquer dos meios em que esteja armazenada
• 8. Habilidade de memorizar a informação essencial e de uso constante
• 9. Habilidade de organizar organizar e arquivar a informação e de localizar e recuperar com facilidade e rapidez a informação não memorizada

• IV. Competência na Análise da Informação:

• 10. Habilidade de analisar criticamente e avaliar a informação textual, numérica, estatística, gráfica, sonora, e visual
• 11. Habilidade de raciocinar logicamente
• 12. Habilidade de perceber padrões, conformações, tendências, analogias, sutilezas, ironias, sarcasmos, humor,etc.

• V. Competência Epistemológica, Ética e Estética:

• 13. Habilidade de diferenciar questões que envolvem o verdadeiro, o bom (certo) e o belo e de discernir critérios que adequadamente o verdadeiro do falso, o bom (certo) do mau (errado) e o belo do feio
• 14. Habilidade de aplicar esses critérios no dia-a-dia e de agir e viver coerentemente com os seus princípios
• 15. Habilidade de, a despeito dos desincentivos, apreciar o verdadeiro, o bom (certo) e o belo

• VI. Competência na Compreensão:

• 16. Habilidade de compreender o funcionamento do mundo físico
• 17. Habilidade de compreender o comportamento de seres vivos
• 18. Habilidade de compreender o ser humano, no plano individual e social
• 19. Habilidade de compreender as manifestações culturais do ser humano
• 20. Habilidade de compreender o poder transformador dos sonhos e das utopias

• VI. Competência no Relacionamento Interpessoal:

• 21. Habilidade de se relacionar bem com as pessoas
• 22. Habilidade de negociar, de administrar pressões e de gerenciar conflitos
• 23. Habilidade de controlar as emoções, gerenciar tensões e reduzir stress

• VII. Competência no Plano Pessoal:

• 24. Habilidade de decidir com base em princípios e de agir, no momento oportuno, de acordo com as decisões tomadas
• 25. Habilidade de solucionar problemas
• 26. Habilidade de gerenciar mudanças

• VIII. Competência no Gerenciamento de Longo Prazo da Vida:

• 27. Habilidade de planejar projetos de vida e as estratégias para alcançá-los
• 28. Habilidade de administrar o tempo (distinguir o importante do urgente, e ambos do não-importante e/ou não-urgente, e priorizar as atividades)
• 29. Habilidade de reconhecer os erros e de aprender com eles
• 30. Habilidade de, quando convencido da justeza do curso de ação traçado, persistir nele, mesmo na face de adversidades
Fonte: http://www.centrorefeducacional.com.br/compehab.htm
           http://www.paideia.com.br/textos/Texto-Novas%20Formas%20de%20Ensinar%20e%20Aprender.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário