terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

"Aulando" na Robótica: É hora do desafio!!!!


Depois de uma quinzena fazendo revisão, falando da metodologia, apresentando o kit, sala, normas para os alunos novatos, nada melhor do que colocar na prática um pouquinho do que eles virão no decorrer do ano. Além de montar é preciso programar!!!

Desafios de programação 2013


Montagem
6° Ano





7° e 8° anos



Lâmpadas


6°s Anos

Desafio 1
Manter o motor em funcionamento até o sensor ultrassônico detectar um objeto a uma distância menor que 10cm. Ao parar o motor deve travar o movimento.

Desafio 2  
Manter o motor em movimento com força 100 até o sensor de luz detectar um percentual <30. Reduzir a força para 50 com duração de uma rotação e reiniciar o programa.
  
Desafio 3
Manter o motor em movimento invertendo o sentido ao pulsar o sensor de toque.
  
Desafio 4
Manter a lâmpada piscando até o sensor de toque ser pressionado.


7°s e 8°s Anos

Desafio 1
Utilize duas lâmpadas ascendendo e apagando com duração de 1 segundo. Enquanto uma lâmpada estiver acesa a outra deve estar apagada.

Desafio 2
Usando uma condicional composta controle o efeito “pisca-pisca” com sensores de toque.

Desafio 3
Dois motores em movimento sincronizado até o sensor de toque ser pressionado. Na sequências, os motores devem mover-se em sentido oposto até o sensor de toque ser pressionado novamente.

Desafio 4
Mantenha os motores parados até detectar a cor preta. Em seguida eles devem dar 3 rotações no mesmo sentido. O programa deve ser executado em loop ilimitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário