terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Colocando a "mão na massa" com a Sustentabilidade!


Projetos da Educação Tecnológica - 2013

A Educação Tecnológica contribui positivamente no que diz respeito ao desenvolvimento de competências que definem um cidadão tecnologicamente competente, capaz de considerar as dimensões sociais, culturais, econômicas e ambientais resultantes do desenvolvimento tecnológico. A competência em tecnologia adquire-se através de situações como: a interação dos saberes, mobilização de conhecimentos e criação de situações nas quais seja necessário tomar decisões para resolver problemas.

Em 2013, o tema “Sustentabilidade – Eu curto” será explorado no desenvolvimento das atividades do Núcleo de Educação Tecnológica do Colégio Módulo. Esse tema trará propostas de conscientização e práticas educativas acerca da preservação do meio ambiente, bem como, as ações que promovem o desenvolvimento sustentável na alimentação, reutilização de resíduos (orgânicos e inorgânicos) e desenvolvimento de energias renováveis.

Educação Infantil
Infantil B: Uso consciente da água

Fundamental I
1° Ano: Alimentação Sustentável
2° Ano: Reciclagem - Plástico e Metal
3° Ano: Reciclagem - Papel e Vidro
4° Ano: Reciclagem - Resíduos Orgânicos
5° Ano: Reciclagem - Resíduos Tecnológicos

As turmas do Ensino Fundamental II passarão por um processo de reformulação total enfatizando a interdisciplinaridade, onde os conteúdos e métodos serão selecionados pelos professores das disciplinas convencionais e explorados em conjunto com os professores de tecnologia no Laboratório de Informática. A culminância será com a exibição de “curtas de animação” com a temática da ‘Sustentabilidade’ e conteúdo inerente a uma disciplina convencional previamente selecionada. A pontuação será de responsabilidade dos professores de tecnologia e das disciplinas convencionais.

As turmas do Fundamental II terão liberdade para direcionar a pesquisa de acordo com o tema geral “Sustentabilidade-Eu curto!”.

 Baseando-se nos pilares da educação (aprender a conhecer, ser, fazer, a conviver) desenvolveremos atividades coerentes e que explorem tanto os recursos tecnológicos da escola, bem como as possibilidades e ferramentas do espaço cibernético.
Esse será o nosso tema durante esse ano letivo e na Robótica,não será diferente. Temas como Energias Renováveis não faltarão em nossas atividades.
A casa inteligente, gerador, esteira seletora, caminhão de lixo, recicle-se, separar para reciclar,  convivência sustentável, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário