O que é design?
Entende-se por design a melhoria
dos aspectos funcionais, ergonômicos e visuais do produto, de modo a atender às
necessidades do consumidor, melhorando o conforto, a segurança e a satisfação
dos usuários.
O design é o meio de adicionar valor aos produtos industrializados, levando à conquista de novos mercados.
As empresas têm usado o design como poderoso instrumento para introduzir diferenciações nos produtos e destacarem-se no mercado, perante aos seus concorrentes.
Hoje ele é uma das principais ferramentas para as empresas competirem nos mercados nacional e internacional.
Como surgiu?
O design surgiu no começo deste século e desde então vem evoluindo.
Naquela época os produtos fabricados em massa eram pouco funcionais e, muitas vezes, mal acabados. O design surgiu para ser a ferramenta das empresas em busca de um produto melhor.
Com o design firmou-se a idéia de que "a forma segue a função", ou seja, aquilo que é bem projetado do ponto de vista funcional acaba tendo uma forma agradável, atraindo o cliente.
Como evoluiu?
Durante sua evolução, o design teve momentos em que representava claramente a cultura de um país ou região: design italiano, americano, alemão, japonês.
Com a troca de informações em todo o mundo, e o processo de "globalização", pouco a pouco as diferenças culturais entre produtos de diversos países foram diminuindo, levando à projeção de um produto aceito internacionalmente.
Hoje está-se chegando a um equilíbrio: o produto deve ser bem aceito no mundo todo, mas mantendo uma identidade nacional, ou seja, ele deve representar aspectos positivos do país em que foi criado.
Como se manifesta?
O design se manifesta, principalmente, através de duas qualidades: funcionalidade e estilo.
As pessoas sempre associam design ao bom gosto, a algo bem-feito. Os melhores recursos que temos para descobrir o design são os nossos sentidos, principalmente os da visão e do tato, empregados no uso do produto ou serviço.
Como se apresenta?
As duas formas mais conhecidas de design são:
GRÁFICO - São projetos da marca (logotipo) e do material de papelaria da empresa (papéis timbrados, cartões de visita, etc.), do visual da embalagem, dos cartazes, dos folhetos, das capas de livros e dos discos.
DE PRODUTO - São os projetos de objetos, tais como o aparelho de barba, cadeiras, automóveis e torneiras.
Assim um CD de música vem com a caixa plástica com uma capa de papel dentro. O projeto da caixa plástica é design de produto; o da capa ou folheto é design gráfico.
Uma boa embalagem tem tanto design gráfico como design de produto.
No design gráfico pode-se observar o "visual" da caixa, as instruções nela impressas, etc. No design de produto é selecionado o material da embalagem, a maneira de usar esse material, o formato (modelo) da embalagem, como será montada, etc.
Outras formas de design estão surgindo
DESIGN AMBIENTAL - Procura reduzir o impacto causado pela produção em escala industrial sobre o meio ambiente. Promove a utilização de materiais alternativos, combina diferentes matérias primas e evita o desperdício.
DESIGN CÊNICO - Projeta palcos para teatro, música, balé, cenários para cinema e produções de TV.
DESIGN DE VITRINES - É aplicado nas lojas, melhorando a exposição dos produtos, atraindo consumidores e facilitando as vendas.
WEB DESIGN - Projeto de enderêços (sites) e apresentação gráfica na Internet.
DESIGN DE INTERFACE - Projeta as telas dos programas de computador.
Até mesmo na comida podemos encontrar o design: no projeto de um novo tipo de massa caseira, esta deverá ser bonita, de rápido cozimento e fácil de embalar. Percebe-se, então, que o design pode estar em quase qualquer lugar. Da cabine das naves espaciais aos aparelhos de barba descartáveis.
Quem é o Designer?
É o profissional que elabora o design de um produto.
Em uma indústria, o designer desenvolve o projeto do produto.
Em parceria com o designer, o projetista faz o detalhamento de algumas peças do produto e, finalmente, o desenhista técnico prepara os desenhos de fabricação.
Como se desenvolve o design?
Quem trabalha com design experimenta algumas formas diferentes de criar, gerenciando uma quantidade de desenhos e anotações. Seleciona as soluções mais promissoras e se concentra nelas, aperfeiçoando-as.
Finalmente escolhe a que se desenvolveu melhor e cria novas alternativas. A idéia escolhida é aprimorada, até que seja viável a produção.
Nesse processo, uma grande variedade de idéias têm chance de sucesso. Algumas delas, descartadas no caminho, podem ser aproveitadas no futuro, com alguma inovação em materiais ou processos de fabricação, mudanças no mercado ou exigências do consumidor.
É muito mais fácil inovar se esse é um hábito da empresa.
O design costuma trazer soluções inesperadas.
Por que usar design?
Hoje, mais do que nunca, a empresa deve estar preparada para ter sua imagem comparada com a concorrência. Nos mercados nacional e internacional todos estão competindo por um espaço no desejo do consumidor. Disputam preço, qualidade e novidade.
No meio de tantas ofertas, o consumidor quer adquirir o produto que melhor atenda as suas necessidades pelo menor preço.
Deve-se conquistar o desejo do consumidor no primeiro olhar. Uma vez conquistado, ele facilmente associará o produto à empresa.
Além de ser um importante fator na conquista do consumidor, o design é uma alternativa para a redução dos custos de produção, fazendo uso de diferentes matérias-primas, associadas ou não, e ajudando na racionalização de gastos.
O design auxilia as empresas também na área de preservação ambiental, propondo alternativas capazes de reduzir o impacto da utilização dos recursos naturais não renováveis.
O design é fator diferenciador de produtos e serviços. Ele destaca aspectos, como identidade, qualidade e satisfação do cliente, que são condicionantes fundamentais para a manutenção e conquista de mercados.
fonte: A Importância do Design Para Sua Empresa/Cartilha CNI - COMPI, SENAI/DR-RJ, Carlos Bahiana.
http://cndesign.sites.uol.com.br/sobre_design.htm
Parabéns pelo dia de vocês! Todos nós merecemos respeito por aquilo que somos, vivenciamos e trabalhamos.
Caríssima
ResponderExcluirgostei muito deste post... vc como sempre, bastante atenciosa...
obrigado pelas felicitações em meu blog...
sordades de tu...
ando um tanto atordoado com as coisas, mas não sumi não... xerus no core