sexta-feira, 3 de agosto de 2012

A Importância dos Jogos na vida das Crianças!

 [...] uma forma de atividade social organizada, uma forma específica de manifestação e de prática, com caráter lúdico e processual, do exercício físico, na qual os participantes (jogadores) estão agrupados em duas equipes numa relação de adversidade típica não hostil (rivalidade desportiva) – relação determinada pela disputa através de luta com vista à obtenção da vitória desportiva, com a ajuda da bola (ou de outro objetivo de jogo), manobrada de acordo com as regras preestabelecidas (TEODORESCU, 1984 apud BALBINO, 2001, p.15).
Jogos cooperativos são quando as pessoas ou grupos combinam suas atividades, trabalhando em união para a busca de objetivos comuns, onde o sucesso de um seja também o sucesso dos demais. O importante é aprender a jogar, pois, para LEONARD, citado por BROTTO (1999, p. 33), "A maneira com que se joga pode tornar o jogo mais importante do que imaginamos, pois significa nada menos que a maneira como estamos no mundo". A cooperação é muito coerente com o trabalho em grupo (escola), pois, evita a competição para alcançar metas comuns; evita a eliminação procurando a integração de todos; evita a passividade permitindo a criação e colaboração de todos assim como evita também a agressão física que é comum nos jogos competitivos. Cooperação é a capacidade de trabalhar em prol de uma meta comum.

Por conseguinte os jogos cooperativos estariam favorecendo a empatia (capacidade de sentir como está o outro); a estima (reconhecendo e expressando a importância do outro) e o diálogo franco entre os jogadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário