segunda-feira, 18 de julho de 2016

Refletindo sobre a MORTE!!! É triste, aceitá-la...

Triste fim imaginar que a vida termine na hora da morte. 
Que tudo o que construímos durante a nossa existência simplesmente se perca nos punhados de terra jogados sobre a nossa sepultura.
Naquela hora, palavras não são suficientes para expressar toda a dor que o sentimento da partida provoca nos que ficam. 
Religião, crença, fé, por mais profundos que sejam são incapazes de traduzir o vivenciado intimamente.
Por isso, me recuso a acreditar que a nossa vida termina com a morte. Prefiro acreditar que a dor que sentimos nos ensina a valorizar o reencontro em algum lugar no futuro.
Que essa dor nos leva a reflexões tão profundas que nenhum livro, nenhuma palestra, nenhum estudo, por mais profundos que sejam têm o poder de nos ensinar. 
Aprenderemos com a dor, o que poderíamos ter aprendido com a alegria de compartilhar as coisas mais simples da vida com os outros. Uma música ouvida juntos, um sabor da comida partilhada à mesa, farta ou menos farta. Um silêncio naquela hora do dia em que tudo o que queremos é apenas saber que o outro está ali, tão disponível quanto um simples copo de água no deserto.
Talvez essa reflexão seja apenas uma elucubração meio maluca, infantil. Talvez seja apenas uma tentativa de conviver com a dor e o desmoronamento de sonhos que a partida provoca em nós. Mas é dessa forma que procuro elaborar o luto que se ainda não nos atingiu, certamente, em algum momento nos atingirá.
Sim, há aqueles que já aprenderam a valorizar esses pequenos momentos. 
Com certeza também sofrerão, a ruptura. Para esses, defendo que deva prevalecer a fé no reencontro no “futuro”. E mais uma vez, imagino o turbilhão de alegria que nos inundará no exato momento em que nos reencontrarmos. A alegria, o abraço saudoso apertado, o olho no olho querendo saber por onde tem andado aquela criatura que tanta dor nos causou. Depois, o silêncio segurando a mão, olhar no infinito, o gozo do reencontro festivo.
Por Lúcio Alves


Nenhum comentário:

Postar um comentário