sexta-feira, 25 de abril de 2014

Por que estudar, ensinar e trabalhar o Raciocínio Lógico?

Falar de raciocínio lógico não é nenhuma novidade, não é mesmo? Falar que adotar essa prática na rotina dos pequenos desde cedo também não. 
Então, o que está faltando? 
Por que muitas pessoas não saem bem em concursos, provas e contratações?
Como fazer uma criança, adolescente, jovem, adulto, enfim, todos entenderem que as concepções mudaram e que para se desenvolver e se desenrolar, resolver problemas e conflitos é preciso raciocinar, ter um raciocínio lógico, claro, rápido e objetivo?
Entendendo a origem da palavra:
Etimologicamente, o conceito de lógica deriva do latim logica que, por sua vez, deriva do termo grego logikós (de logos, que significa “razão” ou “estudo”). Trata-se de uma ciência formal desprovida de conteúdo, uma vez que se dedica ao estudo das formas válidas de inferência. Portanto, a lógica trata do estudo dos métodos e dos princípios utilizados para distinguir o raciocínio correto do incorreto.
Como aprender? 
 O conhecimento lógico é algo que não se pode ensinar de forma direta. No entanto, é algo que se vai desenvolvendo à medida que o sujeito interage com o meio envolvente, ou seja, praticando...
Função dos professores, educadores, pais e todos que querem aprender e aperfeiçoar, o que fazer?
Devemos propiciar experiências, atividades, jogos e projetos que permitam que as crianças possam desenvolver o seu raciocínio lógico através da observação, da exploração, da comparação e da classificação dos objetos. Precisamos educar para a criticidade, prepará-los a criar e não só copiar sem fundamento e nem repetir por repetir, saber interpretar, analisar, responder e explicar situações problemas. 
Vamos orientar nossos alunos e filhos de maneira correta, tem muitos sites bons com materiais, livros, revistas. Temos que sair da acomodação e colocar a mão na massa. Ninguém nunca disse que a tarefa de criar e educar os filhos e ensinar os alunos era fácil.
O único legado que podemos deixar e passar é o estudo!!!
Listei abaixo alguns links que achei muito interessantes sobre essa postagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário