quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

TIC's na Educação: começa com a organização do trabalho Pedagógico!

O texto abaixo foi escrito por Biarates no Amazonas em seu Blog, no dia 7 de dezembro de 2010. Achei muito interessante e muito pertinente com relação a nossa atualidade. Precisamos dá uma educação de qualidade às crianças e jovens atualmente! Temos que agir e acompanhar todas as evoluções, formando e preparando cidadãos, pessoas pensantes e desenvolvidas!!!

TIC's na Educação, um novo caminho na aprendizagem.                                                                                                                             

O nosso país (Brasil) necessita urgentemente melhorar a aptidão assim como qualificar os educadores no fazer uso das tecnologias de informação e comunicação “TIC’s” na educação.

Muitos de nossos colegas educadores quando se dispõem a usar os recursos tecnológicos, geralmente não utilizam ou não sabem explorar as linguagens próprias das mídias. Eles acreditam que as produções das tecnologias trazem o lúdico, mas não manuseiam ou não sabem manusear este recurso em sala de aula, pois teimam em permanecer com o velho paradigma de que a escola não é lugar para se desenvolver a sensibilidade ou explanar assuntos que não estão relacionados dentro do programa da matéria.

Nossos educadores estão sempre “com pressa” ou “sem tempo”, correndo constantemente atrás do tempo perdido, tentando encaixar mídias, projetos, lúdico, dentro do currículo escolar. Além disso, ainda têm que lidar com suas inseguranças e falta de conhecimento das novas tecnologias.

O uso adequado das tecnologias no ambiente escolar requer cuidado e atenção por parte do educador, para avaliar o que vai ser usado e reconhecer o que pode ou não ser útil, para facilitar a aprendizagem de seus alunos tornando-os críticos, cooperativos, criativos e pensantes. por tanto o professor não pode se excluir diante das tecnologias que estão surgindo.

Principalmente no que diz respeito ao computador, o professor teme ser substituído pela máquina, mexer nela ou quebrar alguma coisa, saber menos que seu aluno e com isso perder sua autoridade. Por isso, poucos são os professores que embarcam na aventura virtual em suas aulas. Os cursos de formação de professores não lidam com a tecnologia.

O Estado do Amazonas, está levando aos educadores dos interiores a formação em mídias na educação para que o mesmo efetue a prática da Informática na Educação e que suas aulas se tornem mais criativas, dinâmicas, motivadoras e inclusivas utilizando-se dos softwares educacionais trabalhando assim o desenvolvimento de inúmeras habilidades que irão favorecer o processo de aprendizagem e que farão descobrir um mundo cheio de possibilidades.

A escola e o professor de hoje, não pode cair no comodismo fazendo uso dessa tecnologias para "enfeitar" as aulas, sem que possa haver avanço na aprendizagem do aluno, cabe ao professor buscar cada vez mais, procurar conhecer todas as possibilidades oferecidas pela tecnologia que o auxilie a desenvolver um ensino e uma aprendizagem em que a criatividade e a interação sejam parceiras, e por fim uma gestão de qualidade visando valores que inspirem a todos á trabalharem em prol de uma escola produtiva.

As mudanças nas escolas só irão acontecer de fato se houver uma organização do trabalho pedagógico manada por um corpo técnico com a influência do gestor e coordenador pedagógico trabalhando em conjunto com o corpo docente avaliando e reconstruindo seus projetos, planejamentos e planos. 
por Biarates

Nenhum comentário:

Postar um comentário