quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A importância do Dia 20 de Novembro


Entendendo a data

O Dia da Consciência Negra é uma data celebrada no Brasil no dia 20 de Novembro. Este dia está incluído na semana da Consciência Negra e tem como objetivo um reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira.

O dia 20 de Novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594. Um quilombo tinha a função de lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil.
Em 2003, no dia 9 de Janeiro, a lei 10.639 incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar. A mesma lei torna obrigatória o ensino sobre diversas áreas da História e cultura Afro-Brasileira. São abordados temas como a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias etc.
Em inglês, a tradução literal de Dia da Consciência Negra seria "Black Awareness Day". No entanto, nos Estados Unidos e Canadá existe o "Black History Month" (Mês da História Negra), que é celebrado todos os anos em Fevereiro.
Feriado no Dia da Consciência Negra?
Em 2011, a presidente Dilma Roussef sancionou a lei 12.519/2011, lei que criou a data, mas que não obriga que ela seja feriado. Isso significa que ser feriado ou não vai variar de cidade para cidade. O Dia da Consciência Negra é um feriado em mais de 800 cidades brasileiras.
Como trabalhar na escola?

O dia da Consciência Negra também põe em pauta a importância de discutir a temática negra na escola. A inclusão de assuntos ligados à África e ao povo negro na educação formal é uma das estratégias para reconhecer a presença desse grupo na história do Brasil - os negros correspondem a 6,8% da população brasileira segundo o IBGE, mas os chamados "pardos" chegam a um número próximo da metade da população brasileira. Não à toa, escolas e instituições diversas já reconhecem a importância de trabalhar a cultura negra em seu dia a dia. Consciência negra é conhecer para aprender a valorizar a identidade.

 Consciência.  O que é consciência?  Consciência significa ter ciência, ou seja, percepção de alguma coisa. Consciência significa: "sentimento ou percepção do que se passa em nós; voz secreta da alma que aprova ou reprova as nossas ações." Esta definição, obtida em um dicionário, se refere apenas ao que se passa em nós. Na verdade, o que se passa fora de nós é o maior objetivo de alcance da consciência. A consciência é uma espécie de entidade que tem vida própria, independente da nossa razão. É, talvez, nosso mais rigoroso juiz. E a consciência moral? Social? Coletiva? Ambiental? 

Acredito que nós educadores temos que envolver e promover o entendimento dos mais variados temas e contextos pertinentes ao aprendizado e crescimento dos alunos, despertando mudança de atitude em prol de uma vida digna, justa e solidária.  A partir do momento que instigamos neles o porquê das coisas, a importância através de exemplos, histórias, relatos com atividades, projetos, imagens, filmes, tudo que traga para a sala o real, ensinando dando sentido e significado. 



Links pesquisados:
http://www.significados.com.br/dia-da-consciencia-negra/
http://www.brasilescola.com/sociologia/dia-consciencia-negra-heroi-chamado-zumbi.htm
http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_consciencia_negra.htm
http://sites.mpc.com.br/transistor/consciencia01.htm
http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/consciencia-negra-511253.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/consciencia-negra/

Nenhum comentário:

Postar um comentário