Ouvimos muito sobre
sustentabilidade, mas a cultura de sustentabilidade ainda não foi adotada pela
maioria da população do nosso país e, como educadores, devemos pensar numa
escola que promova esse aprendizado, a fim de se ensinar a importância de
atitudes de preservação, para que as gerações futuras não sofram com a
destruição ambiental.Precisamos criar a responsabilidade social em nossos
alunos, a fim de que sejam autossuficientes no sustento de suas famílias, sem
ficarem na dependência de outras pessoas.
Para isso, o tema
“Sustentabilidade – Eu curto” será explorado no desenvolvimento das atividades
com o objetivo de esclarecer e incentivar práticas sustentáveis, aprendendo a
descartar o lixo, incentivando a coleta seletiva, a reciclagem, a mudanças de
atitudes através de atividades sobre o tema, garantindo a continuidade dos
aspectos culturais, sociais, econômicos, físicos e ambientais do planeta. A
preservação do meio ambiente (todos os lugares que vivemos, nossas casas,
escola, ruas, etc), bem como, as ações que promovem o desenvolvimento
sustentável na alimentação, reutilização de resíduos orgânicos e inorgânicos.
Na aula passada, dei início ao projeto para a FETEC,
feira de tecnologia que apresentamos o que fizemos durante o semestre sobre o
tema, assistiram um vídeo conceituando a sustentabilidade, para eles entenderem
a nossa proposta.
Nessa semana, uma pesquisa na internet, de forma
orientada, se faz necessário. Eles precisam aprender a pesquisar sobre os
temas, para entenderem melhor sobre o assunto. Criei uma pasta com arquivos
salvos em (html), expliquei como fazer, como abrir e a importância das leituras
e pesquisas nessa etapa do processo e diante disso fazer algumas perguntas: O
que é a sustentabilidade? Como praticá-la? Qual a minha responsabilidade? Qual
a responsabilidade das empresas? Minha casa é sustentável? Minha escola é
sustentável? O que posso fazer para ajudar? Como descarto o lixo? Será que é
importante descartar o lixo em locais corretos? Qual a importância da
reciclagem?
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