segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Trabalhando com a Sustentabilidade- FETEC 2013


Ouvimos muito sobre sustentabilidade, mas a cultura de sustentabilidade ainda não foi adotada pela maioria da população do nosso país e, como educadores, devemos pensar numa escola que promova esse aprendizado, a fim de se ensinar a importância de atitudes de preservação, para que as gerações futuras não sofram com a destruição ambiental.Precisamos criar a responsabilidade social em nossos alunos, a fim de que sejam autossuficientes no sustento de suas famílias, sem ficarem na dependência de outras pessoas.

Para isso, o tema “Sustentabilidade – Eu curto” será explorado no desenvolvimento das atividades com o objetivo de esclarecer e incentivar práticas sustentáveis, aprendendo a descartar o lixo, incentivando a coleta seletiva, a reciclagem, a mudanças de atitudes através de atividades sobre o tema, garantindo a continuidade dos aspectos culturais, sociais, econômicos, físicos e ambientais do planeta. A preservação do meio ambiente (todos os lugares que vivemos, nossas casas, escola, ruas, etc), bem como, as ações que promovem o desenvolvimento sustentável na alimentação, reutilização de resíduos orgânicos e inorgânicos.

Na aula passada, dei início ao projeto para a FETEC, feira de tecnologia que apresentamos o que fizemos durante o semestre sobre o tema, assistiram um vídeo conceituando a sustentabilidade, para eles entenderem a nossa proposta.

 Nessa semana, uma pesquisa na internet, de forma orientada, se faz necessário. Eles precisam aprender a pesquisar sobre os temas, para entenderem melhor sobre o assunto. Criei uma pasta com arquivos salvos em (html), expliquei como fazer, como abrir e a importância das leituras e pesquisas nessa etapa do processo e diante disso fazer algumas perguntas: O que é a sustentabilidade? Como praticá-la? Qual a minha responsabilidade? Qual a responsabilidade das empresas? Minha casa é sustentável? Minha escola é sustentável? O que posso fazer para ajudar? Como descarto o lixo? Será que é importante descartar o lixo em locais corretos? Qual a importância da reciclagem?
 Vídeos trabalhados:


Nenhum comentário:

Postar um comentário