segunda-feira, 29 de julho de 2013

Como Fazer uma Webquest?

O processo de construção de uma webquest, desde a "tela em branco" até a sua utilização, se desdobra em três etapas:
Planejar 
O planejamento é o aspecto pedagógico da elaboração. É o momento de definir o conteúdo da webquest.
É uma etapa de criação, que demanda tempo e reflexão.
Webquests são atividades curriculares, por isso, escolha um tema que faça parte do currículo. Pense num assunto para o qual você possa dar uma abordagem interessante e cujo desenvolvimento possa melhorar suas aulas.
A escolha do tema está ligada à disponibilidade de fontes de informação, que são geralmente sites ou páginas na Web (mas não somente). Ao pensar sobre o tema, vá navegando na Web para avaliar se há bons sites e páginas sobre o assunto.

FormatarA formatação é o aspecto editorial da elaboração. É o momento de inserir o conteúdo (definido na etapa de planejamento) num formato que contém as seções típicas de uma Webquest: Introdução, Tarefa, Processo, recursos, Avaliação, Conclusão. Nessa etapa, vale incluir imagens, revisar e dar acabamento na webquest.
Publicar - Publicar significa pôr a webquest no ar. É o momento de tomar as providências técnicas para que a webquest possa ser acessada e utilizada pelas pessoas, na Internet.

Como regra geral, uma webquest é constituída de sete seções:
1. Introdução
2. Tarefa
3. Processo
4. Fontes de informação
5. Avaliação
6. Conclusão
7. Créditos
Mas como compor estas seções? Fique atento às dicas :

3.1. Introdução

A Introdução é um texto curto, que apresenta o tema e antecipa para os alunos que atividades eles terão de realizar.

1. Escreva um texto dirigido ao seu público-alvo. 
2. 
Motive o público-alvo da sua Webquest. 
3. 
Seja breve. 
4. 
Seja direto, instigante, envolvente, motivante.
5. 
Use linguagem clara e compreensível.


3.2. Tarefa
A Tarefa é a alma de uma webquest. Por essa razão, dedique seus melhores esforços para planejar uma Tarefa que seja motivante e desafiadora, que realmente possa ser realizada e que tenha a ver com a vida real. Se possível, evite atividades muito “escolares” como seminários, palestras, questionários.
Para delinear a Tarefa, sugerimos que você:

• Examine Tarefas de boas webquests.
• Determine uma Tarefa que seja realizável e plausível.
• Dê asas à imaginação: arrisque algo diferente da sua rotina didática.
A Tarefa descreve que “produto” se espera dos alunos ao final da webquest e que ferramentas devem ser utilizadas para elaborá-lo (um determinado software, por exemplo).

Exemplos de Tarefas:
• resolver um problema;
• solucionar um mistério;
• formular e defender uma opinião;
• analisar uma problemática;
• colocar em palavras uma descoberta pessoal;
• elaborar um resumo;
• inventar uma mensagem persuasiva;
• redigir um relato jornalístico, ou
• qualquer coisa que exija dos aprendizes processar e transformar as informações coletadas.

3.3. Processo O Processo deve apresentar os passos que os alunos terão de percorrer para desenvolver a Tarefa. Quanto mais detalhado for o processo, melhor.
Exemplo:

1. Primeiro, formem grupos de três alunos. 

2.
 Em seguida, decidam o papel que cada um vai representar. 

3.
 ...e assim por diante. 
Na seção Processo, também cabe sugerir de que forma os alunos deverão organizar as informações que serão reunidas: usando fluxogramas, mapas mentais, checklists etc.



3.4. Recursos
Numa webquest, as fontes de informação são geralmente sites, mas não exclusivamente. Podem ser também livros, revistas, jornais, até uma entrevista com um especialista, ou qualquer outra fonte que você julgar conveniente.
Para selecionar as fontes de informação ligadas ao tema da sua webquest, recomendamos que você:

1. Faça uma seleção inicial de sites e páginas.

2. Reavalie a seleção e fique com os melhores e mais adequados.

3. Avalie a conveniência de utilizar outro tipo de fonte: livros, revistas, artigos, discos, vídeos etc.

4. Defina a lista final de recursos online e offline a ser usada pelos alunos na realização da Tarefa.
3.4. Avaliação
Na seção Avaliação, o aluno deve ser informado sobre como o seu desempenho será avaliado e em que casos a verificação será individual ou coletiva.
3.5. ConclusãoA Conclusão deve resumir, em poucas frases, os assuntos explorados na webquest e os objetivos supostamente atingidos.
A conclusão é também o espaço para incentivar o aluno a continuar refletindo sobre o assunto.

1. Reafirme aspectos de interesse registrados na Introdução. 

2. Realce a importância daquilo que os alunos exploraram. 

3. Aponte caminhos que possam ajudar os alunos a continuar estudos e investigações sobre o tema.
3.6. Créditos
A seção de Créditos deve apresentar as fontes de todos os materiais utilizados na webquest: imagens, músicas, textos, livros, sites, páginas Web.
Se as fontes são sites ou páginas Web, colocam-se os links. Quando os materiais são físicos, colocam-se as referências bibliográficas.
Créditos é também o espaço dos agradecimentos a pessoas ou instituições que de algum modo tenham colaborado na elaboração da webquest.
Em resumo, sugerimos que você:• Coloque imagens para enriquecer ou esclarecer aspectos da Webquest.
• Coloque os créditos.
• Revise todo o conteúdo.
• Revise o texto.
• Teste a sua Webquest com um grupo de alunos.
• Peça a colegas que avaliem a sua WQ.
Publique a webquest
Depois que a sua webquest estiver pronta, revisada, testada e finalizada, é preciso colocá-la no ar, isto é, publicá-la na Internet, para que possa ser acessada e utilizada pelas pessoas.
Para fazer isso, é preciso hospedar a webquest num servidor. E neste momento, conte com os recursos da Edutec, para hospedá-la no site da escola. Utilize-a com os alunos e aproveite os benefícios que este novo recurso pode lhe proporcionar.

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