sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Principais tendências da aprendizagem Móvel

Professores e Gestores estão introduzindo a tecnologia em sala de aula há décadas. Agora, com o advento da computação em nuvem e da proliferação de computadores menores e mais portáteis e dispositivos capazes de acessar a internet em qualquer lugar, é possível trazer de vez para a sala de aula. A aprendizagem móvel, por vezes abreviado para M-Learning, centra-se na aprendizagem através de dispositivos móveis, permitindo que os alunos se desloquem de uma sala de aula para aprender de qualquer lugar de sua escolha. É um movimento que ganhou uma grande quantidade de vapor nos últimos anos, e apesar de algumas críticas, não vai desvanecer-se rapidamente – especialmente com as novas tecnologias móveis que tornam o aprendizado mais prático e abre várias possibilidades de aprendizagem, Exemplo disse são os cursos superiores a distância.
Tendências e Mobile Learnign
Se você é um professor ou um aluno, você, sem dúvida ouviu falar sobre a aprendizagem móvel e pode estar se perguntando o que isso significa para o futuro da educação, seja na escola, faculdades, ou o local de trabalho. Embora as aplicações de M-Learning estejam crescendo o tempo todo, hoje quero destacar algumas das principais tendências para ajudá-lo a aprender mais sobre como aprendizagem móvel está a moldar a sala de aula do século 21 – e pode mudar a forma como ensinar, aprender e interagir em qualquer ambiente educacional.

1 – TRAGA SEU PRÓPRIO DISPOSITIVO (BYOD)

Como o BYOD vai afetar mlearning?  Muitas empresas e escolas estão adotando essa política, pois a mesma é mais rentável e incentiva as pessoas a continuarem trabalhando mesmo depois de ir para casa ou sair da escola. A IBM foi uma das primeiras empresas a implementar esta política, e até agora os resultados têm sido satisfatórios. O ideal do BYOD seria salvar o dinheiro das empresas, mas de acordo com a CIO Jeanette Horan, não é bem assim que funciona. Em vez disso, tem sido uma dor de cabeça para a área TI, pois correm todos os tipos de riscos de segurança. Somos gratos a IBM por ser a cobaia do BYOD porque uma vez que estas questões sejam resolvidas a coisa será mais bonita.

2 – A COMPUTAÇÃO EM NUVEM

A computação em nuvem é uma maneira conveniente de compartilhar arquivos. É barata (ou livre), fácil de usar e oferece uma localização central para grandes quantidades de informações que precisam ser compartilhadas – por que não amar? Um dos serviços mais usados atualmente é o Dropbox que permite compartilhar arquivos, mas também usá-lo em casa para compartilhar fotos de família com a família e amigos. A maioria das empresas oferece armazenamento gratuito até um determinado montante, em seguida, cobram por mais espaço. A conveniência da computação em nuvem vai deixar os usuários na nuvem, pois elimina o incômodo de anexar arquivos via e-mail ou enviá-las para um pen drive e cria uma maneira simples de coletar e distribuir informações. Ela já está mudando a maneira como aprender e trabalhar… E só vai crescer.
A Aprendizagem móvel é emocionante, as tendências são importantes, mas uma aprendizagem eficaz de experiências ainda vem para o design instrucional em como usar essas tecnologias, apreciá-las, mas sempre tomar decisões seguras conduzidas pela maneira como as pessoas aprendem. É o que as motiva.
As escolas estão cada vez mais buscando a computação em nuvem como uma forma de proporcionar o acesso à informação e para fechar lacunas orçamentárias. Uma solução de baixo custo, a computação em nuvem está se tornando a norma em toda parte de escolas primárias, para as escolas de pós-graduação, talvez, porque não é apenas simples de usar, mas móvel. Informações sobre a nuvem, se seus planos de aula ou projetos de classe, podem ser acessados de qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo móvel. Em um mundo cada vez mais móvel e sala de aula, a computação em nuvem é mais do que apenas uma tendência, e é provável que se torne o padrão de gerenciamento de informações para a próxima década.

3 – APRENDIZAGEM COLABORATIVA ON-LINE

Não há um monte de lugares nos dias de hoje que são desprovidos de acesso à Internet, e muitas pessoas já pode acessar a web a partir de qualquer lugar que tenha um sinal de telefone celular. As escolas estão abraçando a web como ferramenta de aprendizagem em uma variedade de maneiras, mas uma particularmente interessante tem sido o crescimento da aprendizagem colaborativa online. Isso pode significar uma variedade de coisas, mas em muitos casos, envolve os alunos a participar de um projeto na web. Salas de aula numerosas tomadas de forma colaborativa, blogs sobre projetos e ideias em sala de aula. Outros produzirão seus próprios podcasts. Outros ainda pedem aos alunos para trabalhar juntos para criar um site multimídia. Esses tipos de projetos não só ajudam os alunos a aprender a trabalhar juntos, mas os educa sobre as ferramentas tecnológicas que eles precisam usar em suas vidas acadêmicas e profissionais. A popularidade destes tipos de aulas não é susceptível de desaparecer tão cedo.

4 – SNACK LEARNING

Uma das críticas da geração digital é que eles têm períodos curtos de atenção. No entanto verdadeiro ou falso que seja, os educadores estão tomando nota e desenvolvendo ferramentas de aprendizagem que oferecem “pedaços” de aprendizagem para os alunos em movimento. Estas picadas únicas podem tornar mais fácil para os alunos a lidar com a quantidade cada vez maior de informações que eles precisam saber, a partir de uma linguagem de programação de masterização, para aprender o básico da história e apenas sobre tudo mais. Os dispositivos móveis são uma perfeita extensão deste conceito, permitindo que os alunos aprendam pequenos conteúdos enquanto esperam na fila, no ônibus ou sentado no sofá.

5 – MOBILE LEARNING NA FORMAÇÃO NO LOCAL DE TRABALHO

A aprendizagem móvel não está apenas pegando as escolas e faculdades, é também tornar-se uma parte da experiência de formação no local de trabalho, bem como, fornecimento de informações e um novo formato para testar a compreensão. Com muitas empresas já fornecem smartphones para o trabalho, faz sentido tirar o máximo proveito destes dispositivos. Uma maneira simples das empresas fazer isto é compartilhar seus conhecimentos, seja através de blogs ou uma série de podcasts. Além disso, os dispositivos móveis são uma excelente fonte de informações de referência. Suporte ao desempenho dos funcionários pode ajudar a reforçar a sua formação e fazer uma força de trabalho mais forte e mais confiante.

6 – LOCATION-BASED INTEGRATION

A aprendizagem móvel levou para as ruas, tecnologias que permitem a integração com uma grande variedade de locais. Uma das melhores utilizações desta tecnologia tem sido dentro de museus, onde os visitantes podem usar um dispositivo móvel para ver informações sobre os itens da coleção do museu. O Museu Americano de História Natural, em Nova York é um museu com uma ferramenta móvel, orienta os usuários para as melhores peças da coleção do museu e melhora a experiência de visita. Naturalmente, a integração móvel não é apenas para os museus. Algumas faculdades estão usando-a para criar excursões de alta tecnologia. Os usuários do metrô da cidade de São Paulo podem usar seus celulares para acessar de maneira mais rápida e prática informações sobre transporte, cultura, mapas e trajetos.

7 – MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PARA A EDUCAÇÃO

Quando foi criado, o Facebook era apenas um lugar para estudantes universitários para se conectar com os outros. Hoje, quase todo mundo tem um perfil no site, e seu uso tem sido cada vez maior, não apenas para diversão, contatos com os amigos, para um par de atividades, sejam educacionais ou profissionais. Em fatos, muitos professores começaram a usá-lo como uma maneira de se conectar com os alunos, estimular a discussão e informação sobre uma atribuição importante. Como a maioria dos estudantes universitários são capazes de acessar o site a partir de seus telefones ou outros dispositivos móveis, os alunos não têm desculpa para não se envolverem em sala de aula, não importa onde eles estão e como eles podem ser ocupados. Enquanto a mídia social na educação ainda é território complicado, sites como Twitter e Facebook evoluem, as formas que são usadas ​​em sala de aula, provavelmente, estão se tornado cada vez mais refinadas e potencialmente mais poderosas na criação de uma melhor experiência educacional.
 é Profissional de Comunicação Digital - Criador do Blog Marketing Digital 2.0 onde esteve a frente de Março de 2009 a Dezembro de 2012 até a sua venda ao GestordeMarketing. Criador do Mobile Learningpedia e Autor de um Livro sobre Mobile Learning. Social Media e Mobile Learning Researcher e sou da Geração Y. Siga no Twitter @brunounix ou noFacebook ou assine as atualizações públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário