sexta-feira, 27 de abril de 2012

Hoje é dia de comemorar, relembrar e historiar!!!

Muitos com certeza não sabem e acham que não tem muita importância. Hoje é dia de comemorar e relembrar o nascimento de um grande inventor.
Em 27 de abril de 1791, nascia o norte-americano Samuel Morse, inventor do telégrafo elétrico. As primeiras experiências oficiais do aparelho com o Código Morse foram revolucionárias para a comunicação. O Código criado por Morse foi fundamental em diversos episódios da história da humanidade como guerras, pedidos de socorro e a transmissão de informações. 
Nos links abaixo para quem se interessar, tem um grande acervo sobre essa invenção maravilhosa:
http://pnld.moderna.com.br/2011/09/02/1708/
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_Morse
http://biucsproject.org/general/writing_morse.htm
http://www.brasilescola.com/geografia/codigo-morse.htm
Um homem e seu código
Assim como o iPad e o iPod tiveram Steve Jobs como gênio visionário por trás deles, o telégrafo teve Samuel F.B. Morse.

Pintor e inventor, Morse já tinha mais de 40 anos quando ele teve a ideia do telégrafo em 1831. Ele disse ter se inspirado depois de uma discussão sobre eletromagnetismo com outro passageiro em um transatlântico.

Samuel F.B. Morse, criador do código Morse e inventor do telégrafo
Até a metade da década de 30 ele já havia desenvolvido o que conhecemos hoje como “Código Morse”, uma série de pontos e traços que os operadores de telégrafo utilizavam em suas estações.

O código era enviado para outras regiões do país, e depois do mundo, onde ele seria então “traduzido” em palavras.

Morse obteve a patente do telégrafo em 1840 e quatro anos depois ele enviou sua famosa mensagem "What hath God wrought?" de Washington para Baltimore com US$ 30.000 em dinheiro do governo federal.

A tecnologia literalmente decolou. Em 1845, mais de um século antes do programa de TV "America's Most Wanted", um homem chamado John Tawell foi preso na Inglaterra pelo assassinato de sua amante depois que a polícia recebeu uma denúncia pelo telégrafo, que dizia onde ele estava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário