terça-feira, 9 de abril de 2013

Educar é influenciar!

De vez em quando paro para pensar sobre a minha profissão e fico muitas vezes, triste, aborrecida e revoltada com o retorno que temos com o resultado de uma vida de estudo, dedicação e profissionalismo.
Que tipo de profissionais estamos sendo se formos analisar esse contexto? Retorno? Qualidade de vida? Reconhecimento? É melhor nem pensar muito.....é frustante.
Qual professor que não cumpre sua missão de educar mostrando qual seria a boa trilha a seguir pela vida? Educar é influenciar, não tem jeito. Mas educar é, ou deveria ser, acima de tudo, ensinar a pensar, e o pensamento com qualidade conduz, ou deveria conduzir, as duas lições que são mais belas que um jovem pode aprender: a autonomia e o significado.
Ser autônomo significa fazer suas próprias escolhas e assumir responsabilidades por elas. É ser maduro, lúcido, equilibrado...E, ter significado, quer dizer estar conectado com uma atividade que faça sentido, o que nos interessa realmente. Fazendo o que gostamos e que torne o mundo melhor.
Como diz Renato Teixeira em seu Tocando em Frente, que compôs com Almir Sater:"cada um de nós compõe a sua história, e cada ser em si carrega o dom de ser capaz, e ser feliz."
Por isso, caros amigos da profissão, se abraçamos essa causa, vamos fazer o melhor possível! Não sei fazer outra coisa, a não ser ensinar. Faço a minha parte!!!
Vamos SER, OUSAR, SE REFAZER, REINVENTAR e dar resultados!!! Somos indispensáveis, somos formadores!
Seja o que for, mas seja do seu jeito!!!!
Ensinar com qualidade é tudo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário