Fui desenvolvendo minha metodologia e em cada atividade explorei os assuntos da área tecnológica, assim como temas importantes para o cotidiano das crianças, os valores, virtudes, consciência crítica, opinião e em todas as minhas aulas meus alunos participam diretamente. Fico muito feliz e satisfeita quando os vejo desenvolvendo, aprendendo, superando e seguindo adiante.
Durante o segundo semestre fizemos de tudo um pouco com filmes, músicas, textos, desenhos, pesquisas, programas, histórias, datas e conteúdos importantes para o desenvolvimento de cada um. Tudo o que fiz e faço é pensando na vida útil deles, na aprendizagem com sentido e significado.
No final de agosto, início de setembro comecei a trabalhar com o tema Sustentabilidade, onde no dia 25, sexta passada, apresentamos a conclusão dos nossos trabalhos. Depois de algumas mudanças no calendário e atividades planejadas, tive que reorganizar os produtos finais, adequando para cada turma o subtema coerente dentro da realidade e percepção deles.
Para isso, o tema “Sustentabilidade – Eu curto” foi explorado no desenvolvimento das atividades com o objetivo de esclarecer e incentivar práticas sustentáveis, aprendendo a descartar o lixo, incentivando a coleta seletiva, a reciclagem, a mudanças de atitudes através de atividades sobre o tema, garantindo a continuidade dos aspectos culturais, sociais, econômicos, físicos e ambientais do planeta. A preservação do meio ambiente (todos os lugares que vivemos, nossas casas, escola, ruas, etc), bem como, as ações que promovem o desenvolvimento sustentável na alimentação, reutilização de resíduos orgânicos e inorgânicos.
Subtemas por turma:
3ºs Anos: Reciclagem/Coleta Seletiva- os 5 Rs, tipos de materiais, descarte correto, empresas, atitudes, consciência, mudança de atitudes;
4°s Anos: Resíduos Orgânicos- alimentação orgânica, hidropônica, alimentação alternativa, farinha multimistura, reaproveitamento de alimentos, economizar;
5ºs Anos: Resíduos Tecnológicos: Descarte/impactos/Responsabilidade Ambiental; Reciclagem de eletrônicos (computador/pilhas/baterias,etc);Economia Verde e Práticas Sustentáveis;
Os alunos foram estimulados em
cada aula com textos, vídeos e imagens fazendo a interpretação de leitura de
imagens, reflexão sobre a atividade explorada. Trabalhamos
com os programas adequados para a faixa etária deles, sempre o tema
e as habilidades de informática exploradas. A internet foi e será uma ferramenta
importantíssima, sendo utilizada de forma orientada e responsável. Nossas aulas são dinâmicas, participativas e colaborativas de modo a desenvolver as
competências e habilidades de cada um. Durante as aulas, foram feitos desenhos
com frases de efeito, pesquisas, entrevistas, questionários, construções de cardápios, livro de dicas, receitas e jornal .
Nenhum comentário:
Postar um comentário