domingo, 20 de outubro de 2013

100 anos de Vinícius de Moraes

Ontem completaria 100 anos se Vinícius de Moraes estivesse vivo. Comemorando o rico legado deixado para nós e o dia do poeta, uma singela homenagem aqui no blog sobre o "poetinha".

Um de nossos maiores poetas, Carlos Drummond de Andrade, afirmou: “Eu queria ter sido Vinícius de Moraes. Foi o único de nós que teve vida de poeta, que ousou viver sob o signo da paixão.” De certo modo, todos nós desejamos um dia ser Vinícius de Moraes, pela riqueza da sua vida, variedade da sua experiência e excelência do seu canto.
Como poeta pop, Vinicius cristalizou o sentimento daquela época conturbada que se estendeu do final dos anos 1950 a meados dos 1970 – um tempo em que o indivíduo ainda se destacava do coletivo, com uma mistura agridoce de pós-existencialismo e neo-romantismo que ele, como ninguém, soube traduzir em versos. A parceria de 1958 com Tom, “Eu Não Existe sem Você” – feita para a trilha do filme “Pista de Grama” – é uma espécie de manifesto ideológico-sentimental do Poeta: “Que todo grande amor/ Só é bem grande se for triste. Assim como viver/ Sem ter amor não é viver. Assim como o poeta/ Só é grande se sofrer”.
O poeta, que sabia mais de si do que qualquer outro, disse certa vez: “Sou um labirinto em busca de uma saída”. Vinicius de Moraes passou a vida tentando sair de labirintos. Essa sua luta, de dimensão mitológica, engrandeceu a sua eterna busca da beleza e do amor. Como ele mesmo diz, em “Tomara”: “E a coisa mais divina/ Que há no mundo/ É viver cada segundo/ Como nunca mais.”
Links pesquisados, indico para mais leituras e pesquisas:

http://www.viniciusdemoraes.com.br/

http://www.releituras.com/viniciusm_bio.asp

http://www.infoescola.com/escritores/biografia-de-vinicius-de-moraes/

http://www.e-biografias.net/vinicius_de_moraes/

http://educacao.uol.com.br/biografias/vinicius-de-moraes.jhtm

http://www.viniciusdemoraes.com.br/site/rubrique.php3?id_rubrique=12

http://divirta-se.uai.com.br/app/noticia/arte-e-livros/2013/10/18/noticia_arte_e_livros,147565/vinicius-de-moraes-completaria-cem-anos-neste-sabado-19.shtml

http://www.gazetadopovo.com.br/cadernog/conteudo.phtml?tl=1&id=1418067&tit=A-eternidade-dos-100-anos-de-Vinicius-de-Moraes


Nenhum comentário:

Postar um comentário