quarta-feira, 5 de junho de 2013

Vamos fazer uso da Informática ajudando a natureza?

Dicas de como utilizar o computador sem prejudicar o Meio Ambiente!
Lendo e pesquisando, achei essa matéria muito interessante, vale a pena ler e fazer...

Computador Ecologicamente Correto
Calma, não se assuste! Você não precisará trocar de máquina para ter um computador que poupe o seu bolso e o meio ambiente. Algumas medidas bastante simples podem ajudá-lo a gastar menos e, de quebra, conservar o planeta.Com certeza as famílias agradecerão!!!

Seguem aqui, algumas dicas da Symantec:
  • Segundo a Energy Star, órgão governamental americano que atua na área ambiental, utilizar o “modo de hibernação” do seu computador, poderá ajudá-lo a economizar em torno de 900kw/hora ao ano no consumo de energia elétrica. Esta quantidade seria suficiente para alimentar uma casa média durante trinta dias.
  • Ao deixar suas atividades no computador por um período prolongado, desligue-o da tomada, incluindo, também, as impressoras, monitores e outros dispositivos que não estiverem em uso.
  • Configure as opções de gerenciamento de energia de modo que após um determinado tempo de inatividade, o computador desligue os discos rígidos e o monitor.
  • Diminuir o brilho da tela também é eficaz para produzir economia de energia.
  • Se você ainda usa um monitor CRT (tubo de raios catódicos), ao adquirir um novo, prefira um modelo LCD certificado pela Energy Star. Eles chegam a utilizar até 2/3 menos de energia que um CRT das mesmas dimensões. Isso pode levar a uma economia que varia entre US$10,00 a US$ 30,00 a cada ano.
  • Os chamados “protetores de tela” são muito bonitinhos, mas desperdiçam energia. Configure seu computador para que o desative após 10 minutos de exibição e desligue o monitor.
  • Se o seu computador está muito lento, procure otimizar o seu funcionamento, fazendo manutenções periódicas, como limpeza de disco e registro, desfragmentação do HD utilizando programas adequados para isso. Quanto mais rápido ele funcionar, menos tempo precisará ficar ligado!
  • Use a impressora com parcimônia. Além de economizar a tinta ou o toner, você economizará papel. Nem tudo precisa ser impresso, só utilize este recurso quando for realmente necessário. Assim você também diminuirá a quantidade de papéis entupindo suas gavetas, além de ajudar a preservar as florestas. Eu procuro usar papel reciclado nas minhas impressões, sempre que possível aproveito as duas faces da folha e, quando não preciso mais de um documento impresso, aproveito espaços em branco para fazer blocos de rascunho. Depois de utilizar de todas as maneiras possíveis a folha, eu a descarto, encaminhando para a coleta seletiva de lixo.
  • As impressoras laser consomem muito mais energia que as jato de tinta ou matriciais. Elas precisam se aquecer para fazer a secagem do toner ao finalizar a impressão. Portanto, se o seu uso não é contínuo, mantenha-a desligada até o momento em que for realmente utilizá-la.
  • Os cartuchos de toner ou de tinta usados nas impressoras também podem ser reutilizados. As empresas especializadas na remanufatura deste tipo de material costumam comprar os vazios para serem recarregados e revendidos. É só fazer uma busca no Google para encontrar centenas de empresas que trabalham nessa área.
  • Se as suas necessidades não demandarem o uso de um super-computador, ao adquirir a próxima máquina, prefira o notebook ao desktop. Os portáteis consomem menos energia que os de mesa (quando ligados utilizam entre 14 a 25 watts) e ainda podem ser transportados para qualquer lugar.
  • Se o seu computador não lhe serve mais, não o jogue no lixo comum. Em sua composição são utilizados produtos químicos e metais pesados que podem provocar uma série de problemas de saúde (inclusive o câncer) ao contaminar os aterros sanitários e lixões. Existem empresas especializadas na coleta de sucata eletrônica. Para saber onde encontrá-las leia o artigo “Coleta De Sucata Eletrônica”, publicado aqui no blog. Caso ele ainda funcione, você poderá doá-lo a instituições filantrópicas que lhe darão um destino nobre. Um exemplo é o Exército de Salvação, que aceita doações de equipamentos de informática e as retira em sua casa ou escritório.
  • Existe também a alternativa de se comprar um computador ou periférico (impressora, scanner, etc.) recondicionados. Custam menos e não causam impacto ao meio ambiente.
São sugestões simples que, depois de implementadas, podem trazer economia e contribuir para a causa ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário