terça-feira, 4 de novembro de 2014

ENEM: Foco, compreensão e determinação!


O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova aplicada anualmente pelo MEC (Ministério da Educação), por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O exame é composto de 180 questões mais uma redação -- e ele é realizado em dois dias de prova, no segundo semestre.
Criado em 1998, o Enem era uma prova para diagnosticar a qualidade do ensino médio no país. Em 2009, ele ganha uma nova função: selecionar ingressantes nos cursos superiores de faculdades e universidades federais.

Como é a prova do Enem?

A prova do Enem é composta de 180 questões de múltipla escolha, divididas em quatro grandes áreas: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. Essas perguntas são formuladas utilizando uma tecnologia de avaliação denominada TRI (Teoria de Resposta ao Item).
Segundo o Inep, a redação "é corrigida por dois especialistas, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores".
A partir da avaliação de 2012, se houver uma diferença maior do que 200 pontos entre as duas correções (numa escala de 0 a 1000), a redação vai para um terceiro corretor. Quando a terceira nota for próxima (menos de 200 pontos de diferença) de uma das outras notas, a avaliação discrepante é descartada e a média é feita com as duas outras notas.
Em um caso em que a avaliação do terceiro corretor também é discrepante (mais de 200 pontos de diferença) em relação às duas primeiras avaliações ou está equidistante em relação às outras duas, a prova vai para uma banca avaliadora, que atribuirá a nota final do participante.
Links importantes com dicas, temas, normas sobre o Enem:

Ser otimista é ter um brilho interior que é único. 


Foco, calma, tranquilidade e uma boa leitura são fundamentais! Vocês estudaram, se preparam e é só fazer a prova lendo calmamente, observando os detalhes, interpretando...boa prova a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário