sexta-feira, 7 de setembro de 2012

ESTRATÉGIAS DE MARCA PESSOAL NAS MÍDIAS SOCIAIS

Um blog é um importante veículo de comunicação, disseminação de informação e interatividade, nesta perspectiva a postura pessoal de cada blogueiro bem como um bom relacionamento interpessoal é essencial para que a pessoa consiga transmitir suas ideias e seja bem aceito no meio. Existem algumas coisas que você pode fazer para se tornar mais atuante, mais interativo e ter uma imagem mais positiva na blogosfera.

1. O QUE É MARKETING PESSOAL E MARCA PESSOAL?

Marketing Pessoal é um conjunto de estratégias para aumentar a consciência da marca pessoal, ou seja, uma pessoa.
A marca pessoal, ou chamado de Personal Branding, é considerar a pessoa como uma marca. A marca pessoal deve ser criada, comunicada e propagada, a fim de diferenciar com relação a outras pessoas, que irão alcançar maior sucesso nas relações sociais e profissionais.
O processo de Marketing Pessoal pode ser dito como “saber vender” e seu desenvolvimento requer o uso de técnicas semelhantes às de qualquer processo de marketing e vendas de produto.
O Marketing Pessoal sempre foi muito utilizado por celebridades, escritores de livros, políticos. Mas graças a redes sociais e outros canais de mídia social, você e eu podemos fazer.

2. BENEFÍCIOS DO MARKETING PESSOAL

Os principais benefícios de Marketing e Marca Pessoal são:
  • Mostrar transparência, honestidade, autenticidade, coerência e integridade.
  • Confiança.
  • Gerar uma impressão positiva.
  • Disseminar o conhecimento e habilidades.
  • Criar prestígio e reconhecimento.
  • Gerar posição como influenciador.
  • Faça a diferença em comparação com seus outros profissionais.
  • Oportunidades que os outros não percebem.
  • Efetiva transferência de nossos interesses.

3. PASSOS PARA UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING EM MÍDIA SOCIAL.

Considere os passos necessários para uma Estratégia de Marketing Pessoal:

3,1. CONHECER A SI MESMO

É importante conhecer a si mesmo, por isso eu recomendo o seguinte:
  • Identifique sua paixão. Paixão é fundamental para o processo de marketing pessoal e como irá ajudá-los a ter sucesso no processo. Para isso, é essencial que o tema escolhido para o seu blog seja algo que você goste.
  • Pergunte a si mesmo estas perguntas: Quem é? O que você pode fazer? O que você faz melhor? O que tem a oferecer? Quais são seus valores pessoais, como a comunicação?

3.2. ESCOLHA O SEU NOME

Você deve selecionar o nome que você está indo para o trabalho. Algumas recomendações para este nome são:
  • Curto o quanto possível.
  • A leitura deve ser anexada facilmente ao seu nome.
  • Evite abreviações não usuais.
  • Para verificar a disponibilidade de usernames recomendo a ferramenta: Namecheckr.com. Se o nome estiver ocupado em alguns canais podem fazer uma pequena alteração do nome para esses canais.
  • Chances de aparecer no Google por determinadas pesquisas ou quando pesquisarem o seu nome.

3,3. CRIE O SEU BLOG

Eu sugiro a criação do nome do blog com o nome selecionado na seção anterior. Um aspecto fundamental do blog é criar um conteúdo de valor agregado para o seu público-alvo e mantê-lo amigável para os mecanismos de busca. Eu recomendo evitar artigos superficiais, que podem criar expectativas que não podem ser cumpridas.
Algumas sugestões para um blog estruturado:
  • Integre o seu blog com plataformas de mídia social através de widgets, ícones e outros.
  • Deixe comentários em outros blogs e respostas aos comentários que você recebe em seu próprio blog.
  • Adicione um botão para o seu Twitter permitindo aos visitantes segui-lo com um único clique.
  • Adicione botões Facebook “Share” e “Like” para que as pessoas possam compartilhar facilmente o conteúdo de seu blog no Facebook.
  • Adicionar o botão +1 do Google para ganhar links follow dos usuários.

3,4. CRIE SUA CONTA TWITTER

É recomendável que você dê sua opinião a respeito de algum assunto que aparece na sua timeline, responda os seus seguidores quando eles te mandam algum tweet, agradeça pelos #FF recebidos, agradeça pelos RTs que dão nos seus links, enfim, não vá ao Twitter só pra ler e divulgar links, socialize-se, mostre-se, fale de você, o que você pensa, suas opiniões e impressões a respeito da vida em sociedade, deixe que as pessoas te conheçam, interaja!

3,5. CRIE SUA PÁGINA DO FACEBOOK

Eu recomendo tendo em conta o seguinte:
  • Crie sua página do Facebook. Esta será a principal ferramenta no Facebook e que é pública e tem uma grande capacidade de se espalhar.
  • Adicione o URL do seu blog para sua página do Facebook.
  • Faça um desenho de sua página do Facebook de acordo com o seu blog e conta no Twitter.
  • Escreva pelo menos 3 publicações.
  • Responda a todos os comentários.
  • Preencha todas as informações de sua página.
  • Integre sua página no Facebook com o Twitter, Youtube e outras redes sociais através de abas.

3,6. CRIE SUA CONTA LINKEDIN

Sugiro tendo em conta os seguintes aspectos do Linkedin:
  • Criar ou atualizar seu perfil do Linkedin para descrever com precisão o que você faz para o seu público. Isto pode ajudar os seus visitantes a ver rapidamente o seu perfil e saber que você tem a oferecer.
  • Faça um desenho de sua conta no Linkedin coerente com o seu blog e outra conta de mídia social.
  • Integre sua conta do Linkedin com sua conta do Twitter.
  • Adicione um link para seu site, blog, seu perfil do Linkedin.
  • Adicione um link para seus outros perfis de redes sociais, incluindo Facebook.
  • Criar um grupo relevante para o seu nicho.
  • Responda às perguntas de outros membros da comunidade Linkedin.
  • Faça perguntas para a sua comunidade Linkedin.
  • Siga suas empresas favoritas.

3,7. CRIE O SEU CANAL NO YOUTUBE

Sugiro tendo em conta o seguinte no Youtube:
  • Criar um fundo personalizado no Youtube com as informações chave sobre você.
  • Inscrever-se para outros canais do Youtube do mesmo nicho.
  • Crie vídeos que incluem conteúdo de valor agregado.
  • Inclua o URL do seu blog no título e descrição do vídeo.
  • Adicione tags/palavras-chaves relevantes ao seu público, conteúdo e nicho.
  • Crie listas de favoritos e conteúdo relacionado a seus objetivos de negócios para organizar melhor seus vídeos.

3,8. – CRIE UMA PERFIL OU PÁGINA NO GOOGLE +

Sugiro tendo em conta o seguinte:
  • O Google + é GOOGLE seu conteúdo será indexado mais rapidamente
  • Maiores chances do conteúdo postado aparecer nos resultados de pesquisa
  • Graças ao botão ‘+1′, os usuários podem classificar conteúdos que podem ser do maior interesse, que por sua vez afetam os resultados do mecanismo de busca.
Enfim, este assunto permite mais desenvolvimento, mas vou ficar só com estes itens porque acredito que sejam os mais importantes para refletirmos. Tentei mostrar para vocês que muito do que fazemos nas mídias sociais reflete no que somos nela, não adianta querer que os outros tenham uma boa impressão nossa se não cuidamos da nossa imagem.
Autor: Bruno de Souza
Profissional de Comunicação Digital - CEO do Marketing Digital 2.0 @mlearningpedia @criaremailmkt and @blogmktpessoa. Social Media e Mobile Learning Researcher e sou da Geração Y. Siga no Twitter @brunounix ou no Facebook ou assine as atualizações públicas.
http://www.marketingdigitalblog.com/estrategias-de-marca-pessoal-nas-midias-sociais

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