terça-feira, 20 de agosto de 2013

Especial Dia do Folclore Brasileiro, Sergipano e atividades!!!

Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore.
Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".
Para que serve?
O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. Mas para que um certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima.
Qual a origem da palavra "folclore"?
A palavra surgiu a partir de dois vocábulos saxônicos antigos. "Folk", em inglês, significa "povo". E "lore", conhecimento. Assim, folk + lore (folklore) quer dizer ''conhecimento popular''. O termo foi criado por William John Thoms (1803-1885), um pesquisador da cultura européia que, em 22 de agosto de 1846, publicou um artigo intitulado "Folk-lore". No Brasil, após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se "folclore".
folclore brasileiro constitui-se ao longo dos anos principalmente por índios, brancos e negros. Cada uma das cinco regiões apresenta em sua diversidade a sua cultura nas vestimentas, danças, festas, lendas e comidas típicas. Assim, o folclore a cada ano, permite a divulgação de conhecimentos oriundos do Brasil, que ajudam a contar um pouco da história e tradição desse povo com cultura tão rica.
Conheça mais sobre o Folclore:
http://www.brasilescola.com/cultura/cultura-folclorica.htm
http://www.mundodastribos.com/folclore-qual-a-sua-origem.html/
http://www.velhosamigos.com.br/datasespeciais/diafolclore4.html
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/folclore-637243.shtml
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm
http://www.brasilescola.com/folclore/
http://www.brasilescola.com/folclore/assassinando-as-lendas-brasileiras.htm
http://www.smartkids.com.br/especiais/folclore.html
http://resgatedenossasraizes.blogspot.com.br/2008/08/lendas-brasileiras_7213.html
O Nosso Estado também tem Folclore! Conheçam o Folclore Sergipano:
Sergipe guarda em sua história e tradição muito das culturas portuguesa e negra e um dos mais ricos folclores do Brasil. São inúmeras as manifestações culturais que nos remetem ao passado e garantem, no presente, uma permanente interação entre as mais diversas comunidades responsáveis pela continuidade do nosso folclore.
http://www.conhecasergipe.com.br/folclore_sergipano.asp
http://www.vivabrazil.com/folclore_em_sergipe.htm
http://fontesdahistoriadesergipe.blogspot.com.br/2012/03/o-folclore-sergipano.html
http://artigosvariedades.spaceblog.com.br/1278143/O-Folclore-sergipano-e-suas-manifestacoes/
Sugestões de Atividades sobre o tema:
Com qualquer disciplina, o Folclore tem muito a ser explorado, com músicas, histórias, vídeos, danças, comidas, lendas, desenhos, imagens, o que não pode faltar é a imaginação!!!
Vamos valorizar a cultura!!!
http://bloguinfo.blogspot.com.br/2009/08/200-atividades-sobre-folclore.html
https://www.google.com.br/search?q=atividades+sobre+folclore&hl=pt-BR&biw=1280&bih=933&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=22UzUKeGMoj88gTa-4HABA&ved=0CGQQsAQ
http://ensinar-aprender.blogspot.com.br/2011/07/muitas-atividades-sobre-folclore.html
http://wwwatividadesescolares.blogspot.com.br/2012/08/atividades-de-folclore.html
http://colorir-desenho.com/atividades-folclore-para-imprimir
http://docemagiaemensinar.blogspot.com.br/2012/08/atividades-sobre-folclore-projeto.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário