segunda-feira, 30 de julho de 2012

Tecendo sobre a Importância de se conhecer,entender e perceber os Distúrbios de Aprendizagem!!!!

Os Distúrbios de Aprendizagem carecem de um melhor aprofundamento, pois acontecem todos os dias com nossos alunos, sem que tenhamos despertado nossa sensibilidade para um olhar mais técnico que  nos permita compreender de que forma eles impactam no resultado final do trabalho pedagógico.
Saber o que é uma Dislexia, como ela se manifesta e quais estratégias explorar, se torna imperativo para quem trabalha com Educação. A ausência dessa compreensão pode nos levar a conclusões equivocadas e precipitadas sobre o assunto.
Entender o que é Dislalia, e suas implicações na compreensão da linguagem no processo da comunicação é algo extremamente relevante no cenário de educação formal nas salas de aula.
Perceber que se existem alunos com dificuldades na elaboração de cálculos e no trato com os números, pode representar um problema de Discalculia que deve ser abordado com cautela e técnicas eficazes no enfrentamento do problema.
Na mesma intensidade: SINDROME DE ASPERGER, AUTISMO,TDAH, HIPERATIVIDADE, precisam ser conhecidos e desmistificados para que possam ser trabalhados de maneira efetiva.
Aos que trabalham com Educação e percebem que existe algo no processo de ensino- aprendizagem que evidencia a diferença na forma que alunos expressam o que aprendem, chamo a atenção para a palestra do Prof. Dr. Rafael da Silva, que acontecerá no dia 01 de setembro no Auditório do Senac SE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário