segunda-feira, 11 de junho de 2012

MARKETING significa Conteúdo de Qualidade

Há um tempinho venho seguindo, curtindo e recebendo os feeds de Bruno de Souza, profissional do Marketing Digital e da Blogosfera. tenho aprendido muito e por isso achei necessário compartilhar com vocês!
"Desde que eu comecei a trabalhar em comunicação, tenho visto muitos sites“desenhados” com layout atraente e banco de dados estruturado. Durante algum tempo pude notar que alguns consideram o conteúdo um monte de palavras-chaves relevantes para as atividades da empresa.
Muitas empresas pensam que a concepção de um site com animação e design fantástico é o suficiente para atrair a atenção do visitante e convencê-los a comprar seus produtos.Infelizmente isso não é suficiente.
Se quisermos encontrar uma analogia a estes conceitos, um site atraente é como ter um filho: é fácil de conceber e emocionante, mas o difícil vem quando deve responder às suas necessidades. E é só o começo, porque nosso filho terá de ser seguido por toda a vida, com perseverança e atenção.
Produzir um website, bonito e bem configurado é uma experiência emocionante, mas não o suficiente. Você precisa desenvolver um negócio proativo, animado e que esteja sempre em evidência: esta atividade é chamada Marketing de Conteúdo e baseia-se principalmente no desenvolvimento de conteúdos através de diferentes ferramentas: Blogs, redes sociais, podcasts, webinars, Fórum.

SER ENCONTRADO NO GOOGLE

Até ontem, as empresas tinham apenas duas maneiras de atrair a atenção de potenciais clientes: comprar publicidade ou convencer os editores a falar sobre eles em revistas ou jornais. Hoje, a Internet mudou radicalmente as regras. Os clientes estão lendo blogs, procurando no Google antes de comprar o produto que eles querem, pedem conselhos aos amigos no Facebook.
As atividades para ser encontrado no Google tornaram-se essenciais para as estratégias de conteúdo. Em essência, o segredo para vender mais é criar conteúdo e otimizá-los para que eles apareçam na primeira página dos mecanismos de busca.

BLOGS E REDES SOCIAIS SÃO REDES ATIVAS E SOLIDÁRIAS

Hoje não é mais necessário perturbar os potenciais clientes com propagandas, panfletos ou interrompê-los em um jantar com um telefonema de um call center. Não é mais o caso de investir muito de seu orçamento. Os clientes têm que chegar até você de uma maneira fácil e você deve se certificar de que ele chegue até você.
Graças à internet você pode criar conteúdo atraente e indexá-los para que seus clientes potenciais o encontrem quando fizerem uma busca no Google. Criar conteúdo com quais ferramentas? Blogs e redes sociais são hoje uma extraordinária oportunidade de interagir com os usuários da Internet, permitindo a difusão constante de conteúdo e interatividade necessária para converter os curiosos em compradores e compradores ocasionais em clientes fiéis. Interagir com os clientes é abandonar o velho hábito de sempre falar de si mesmo.

ALGUMAS EMPRESAS JÁ ENTENDERAM E ESTÃO COLETANDO NOVOS CLIENTES A PARTIR DA WEB

Eu não sei se você notou, mas os conceitos expressos neste artigo representam uma realidade existente na Web. Em toda a probabilidade, se não você ainda não adotou as técnicas de marketing de conteúdo, certamente um de seus concorrentes já o fez. Algumas empresas já começaram a publicar conteúdo de qualidade, um processo de criação de sua própria credibilidade, com o objetivo de construir uma base leal de clientes.
Estas empresas tornaram-se criadoras de conteúdo e estão desenvolvendo conteúdo em um blog, os espalhando através de uma página do Facebook, de um perfil no Twitter ou através de um E-book. Marketing de Conteúdo é uma atividade que lhes permite:
  • Atrair clientes potenciais
  • Informá-los sobre o que deseja comprar
  • Responder as suas dúvidas
  • Construir credibilidade e autoridade
  • Oferecer-lhes algo que consideram importante
  • Transformá-los em clientes ativos
  • Incentivá-los a voltar a comprar novamente

ALGO JÁ MUDOU

Conteúdo é capaz de despertar o interesse e permite que as empresas se recuperarem em um momento difícil como o que está acontecendo com a economia em geral. Desenvolver e distribuir conteúdos de qualidade através da web é agora uma vantagem competitiva que uma empresa não pode prescindir."

Autor: Bruno de Souza

Profissional de Comunicação Digital - CEO do Marketing Digital 2.0 e @mlearningpedia. Social Media e Mobile Learning Researcher e sou da Geração Y. Siga no Twitter @brunounix ou no Facebook ou assine as atualizações públicas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário