sábado, 30 de junho de 2012

A História das Redes Sociais

O Surgimento das Redes Sociais
internet faz parte do dia-a-dia da grande maioria da população mundial, e dentro desse ambiente uma nova forma de comunicação que vem ganhando bastante destaque nos últimos anos, são elas as redes sociais na internet. Para compreender como se deu a evolução das redes sociais nainternet, é necessário um breve relato histórico sobre o seu surgimento.
Iremos  mapear as redes de maior relevância e observar as características de cada uma. Nesse primeiro momento iremos traçar toda a trajetória das primeiras redes sociais até chegarmos asmais populares redes sociais da atualidade. Para complementar sua leitura leia também o artigo sobre as Características das Redes Sociais.
Ao contrário do que muitos pensam falar de Redes Sociais não necessariamente significa falar de internet, o conceito das redes sociais é algo bem mais antigo que nossa famosa web. Redes sociais representa gente, interação social, troca social. Falar do surgimento das redes sociais nos leva ao início da civilização onde o homem se reunia em torno de uma fogueira para compartilhar gostos e interesses.
As Redes sociais surgem exatamente dessa necessidade do ser humano em compartilhar com o outro, criar laços sociais que são norteados por afinidades entre eles.
Dessa forma, entendemos redes sociais como qualquer grupo que compartilhe de um interesse em comum, um ideal, preferencia, etc. Exemplos de redes sociais: Clube de futebol, igreja, sala de aula, empresa. Quando essa interação social parte para o ambiente online, nesse momento temos as chamadas redes sociais digitais, estas tem passado costantemente por uma série de evoluções.

A Evolução das Redes Sociais

Após o surgimento da internet, logo em seguida na década de 90  a web seria idealizada por Tim Berners-Lee,  que tinha como propósito inicial o compartilhamento de arquivos com seus amigos. Com o advento da web, os e-mails apareciam como a primeira forma de relacionamento nainternet. A troca de mensagens por e-mail era a única forma de comunicação e troca de arquivos disponíveis para os usuários.
Também conhecida como correio eletrônico (tradução da palavra e-mail para português) essa forma de interação entre os usuários é mantida até os dias de hoje.
Com o passar dos anos e o aumento considerável no número de internautas, foi sentida a necessidade da criação de uma ferramenta de comunicação mais abrangente e que permitisse uma ampliação nas redes de contatos. Haja vista que as mensagens eram limitadas somente a usuários dos quais se tinha o endereço eletrônico, por esse motivo as mensagens recebidas não poderiam ser repassadas com facilidade.

AOL Instant Messenger (1997)

Um dos primeiros provedores de internet, a América Online foi uma das pioneiras na categoria bate-papo, com o AOL Messenger as primeiras mensagens instantâneas começavam a ser enviadas pela internet no ano de 1997. Mesmo com o acesso limitado aos assinantes do provedor, o AOL Messenger teve um papel importante na popularização das mensagens instantâneas.
 rede social Aol

Sixdegress

Também em 1997 a primeira rede social  que permitiu a criação de um perfil virtual, bem como a publicação e listagem de contatos, foi a Sixdegress. Segundo Nickson, Cristopher (2009) Esse novo modelo de rede social passou a permitir a visualização de perfis de terceiros. Após esse modelo de rede social, várias outras semelhantes foram criadas.
rede social sixdegress









Friendster (2002)

Durante esse período entre 1997 e 2002 várias redes sociais foram criadas, uma das redes sociais dessa época que mais se aproxima do formato atual é a rede chamada Friendster.  Essa rede social  conquistou muitos internautas, pesquisas feitas na época revelaram que 1 em cada 126 usuários utilizavam essa rede social.
Com o conceito de circulo de amizades a Friendster encorajava laços de relacionamento entre pessoas com interesses em comum. Seguindo o mesmo perfil da Sixdegrees ela  também permitia a criação e divulgação de perfis e listas de contatos.
A Friendster registrou mais de três milhões de usuários cadastrados, assim como o grande número de usuários os problemas técnicos enfrentados pela rede social eram constantes. Atualmente ele ainda possui muitos usuários na Ásia.
rede social friendster





My Space 2003

Logo após o sucesso da Friendster surgia à rede social conhecida como My Space, ela por sua vez era concebida como o “clone” da Friendster uma espécie de nova versão. Uma curiosidade a respeito dessa rede social foi a sua primeira versão feita, apressadamente, segundo relatos à rede social foi codificada em apenas dez dias.
Esse artigo está lhe ajudando? Compartilhe com seus amigos no Google+
Com o aperfeiçoamento o My Space se destacou por se mostrar uma rede social totalmente interativa, com espaços para músicas fotos e um blog que pode ser personalizado por cada usuário. O My space se tornaria uma das redes sociais mais populares do mundo, principalmente nos Estados Unidos.
rede social my space








LinkedIn A rede social  dos empresários (2003)

Lançada no ano de 2003, o Linkedin aparecia com uma proposta totalmente diferente das redes sociais daquela época. Ao contrário das demais essa rede social não tinha como foco a integração de grupos de amizades com interesses em comum. O assunto era profissional; conhecida como uma recurso para os empresários que queiram se comunicar com os outros profissionais o Linkedin trata a ligação entre os usuários com o termo conexões e não contatos como nas demais redes.
rede social linkedin





Web 2.0

O grande “Boom” das redes sociais aconteceu em 2004 com a chegada da web 2.0, ela que por sua vez indicava a chegada da segunda geração de comunidades, uma espécie de evolução da web criada nos anos 90. Entre janeiro de 1994 á janeiro
Essa evolução não estava ligada a atualizações técnicas, mas, a uma nova forma de utiliza-la e encara-la, tanto pelos seus usuários como também pelos próprios desenvolvedores.
Apesar de muitos identificarem essa nova termologia como apenas uma estratégia de marketing, o fato é que exatamente no ano de 2004 seria lançada a rede social que surgiria como um grande fenômeno no Brasil e no mundo.

A Chegada do Orkut (2004)

rede social orkut
 Orkut foi criado pelo engenheiro turco e funcionário do Google chamado Orkut Büyükkokten, ele que levaria seu nome a rede social, criou o Orkut com a proposta de possibilitar aos usuários a criação de novas amizades. Em seu lançamento o público alvo seria os internautas americanos.
No entanto, a rede social faria maior sucesso em dois países em especial o Brasil e a Índia. O Orkut se tornou uma febre, inicialmente era necessário o envio de um convite por parte de algum amigo que  já estava participando da rede. Isso gerou uma enorme interação por parte dos usuários que dessa forma rapidamente difundiram o uso do Orkut.

Fundação do Facebook (2004)

rede social faceboook





  No mesmo ano outra rede social era criada, no inicio chamado de The Facebook, o Facebookseria fundado pelos ex-estudantes da Universidade de Harvard Mark ZuckerberDustin Moskovitz,Eduardo Saverin e Cris Hughes.
No seu inicio funcionaria de forma restrita somente para os estudantes  de Harvard. Com o passar do tempo foi expandindo para outros campos estudantis e somente em 2006, qualquer usuário com mais de 13 anos poderia criar o seu perfil no Facebook.

Este conteúdo está lhe ajudando? Indique para seus amigos no Google

 Chegada do Twitter (2006)
No ano de 2006 criado pela Obvios Corp, seria lançada a rede social Twitter, até então considerada a mais inovadora no que se refere à velocidade da informação. O termo Twitter foi inspirado no som de um pássaro que emite sons para comunicar os demais pássaros sua atual localização e atividade.
Com características bem diferentes das demais redes sociais, e com  apenas 140 caracteres para publicação de algum conteúdo o Twitter passou alguns anos no anonimato.  O Orkut até meados de 2008 era grande preferência da maioria dos brasileiros, mas, a partir do ano de 2009 o Twitter foi conquistando cada vez mais espaço se tornando hoje uma das principais redes sociais do mundo.
rede social twitter













Chegada do Google+(2011)

rede social google+
 Após algumas tentativas frustradas de lançar uma rede social que realmente fizesse sucesso, o Google lançou o novo projeto chamado de Google+ ou plus. A gigante das buscas lancaria seu novo projeto dando destaque nos círculos e a Social Search.
A ideia inicial da rede Google+ seria permitir uma interação dos usuário de maneira seletiva, dividindo em círculos cada grupo de amizade. Utilizando ferramentas como o Hangout onde é possível fazer uma conferência em tempo real com vários usuários, o Google trouxe a presença de grandes artitas para representar a rede social.
O sucesso de cadastros no Google+
A rede social teve um pico de 90milhões de cadastros, um verdadeiro sucesso. No entanto, isso não se converte em usuários ativos na rede social, principalmente no Brasil onde a grande favorita ainda é o Facebook. O Google recentemente criou a Search your world onde relaciona diretamente o Google+ com os resultados de buscas. Para entender mais sobre os mecanismos de busca leia o artigo: Como funcionam os mecanismos de busca.

Contexto Atual das Redes Sociais

Hoje as redes sociais são utilizadas por internautas de todas as idades, e em todo mundo. Além dos milhares de internautas presentes nas redes, várias empresas estão participando desse ambiente digital.  Hoje o planejamento estratégico para as redes sociais é fundamental. Para entender um pouco mais sobre esse assunto leia o artigo sobre Como utilizar as Redes Sociais
 Boom das mídias Sociais
Após o grande “Boom” das redes sociais em 2010/2011 entramos no ano de 2012 com um novo cenário onde as redes sociais deixaram de ser vistas como algo passageiro, para desempenhar um papel fundamental como ferramenta de comunicação em tempo real. Empresas, usuários, profissionais ou não eles estão na internet e acessando as redes sociais.
 Cuide da sua imagem nas redes sociais
Vez ou outra, os jornais online e offline estão falando sobre o poder das redes sociais e como elas tem desenvolvido esse papel no novo cenário da comunicação digital. Muitos sabem usar essas ferramentas ao seu favor, porém, tantos outros tem se prejudicado bastante com o mal uso dessas ferramentas. Para complementar sua leitura, sugiro o post: O perigo das Redes Sociais e os ataques online.
 Empresas que se prejudicam em seu mercado por não ter um planejamento estratégico no momento da utilização dessa ferramenta, profissionais perdendo os seus empregos pela falta de bom senso no momento de “tweetar” ou postar no “face”. Abaixo uma pequena discussão sobre os cuidados com o que você fala na internet, e como isso pode prejudicar seu trabalho e uma possível contratação. Fiquem espertos! Para complementar sua leitura sugiro a leitura do artigo: 3 dicas para prejudicar sua carreira com o Facebook.
  
 Marketing nas redes sociais
Nos últimos anos milhares de empresas decidiram conhecer o fantástico mundo das redes sociais. Seja por acreditar que elas podem resolver todos os problemas de venda da empresa, ou simplesmente porque o concorrente já criou um perfil. Trabalhar estrategicamente com marketing no ambiente digital, é um missão não tão simples quanto muitos empresários pensam. Para entender mais sobre o assunto, sugiro a leitura do artigo:  Marketing nas redes sociais e as empresas
 Monografia  | Redes Sociais
Abaixo apresento para vocês o resultado da monografia, apesar de falar em específico do Twitter, apresento características das redes social de uma maneira geral. Muitas pessoas me perguntam a referência para esse post, na monografia também apresento algumas referências. Lembrando que o resultado desse artigo foi o recorte de uma série de pesquisas em sites estrangeiros, infográficos, etc.

Referência:   OnlineSchools

Nenhum comentário:

Postar um comentário