segunda-feira, 9 de junho de 2014

Dicas de como trabalhar com o tema "Festas Juninas" nas Aulas de Informática!

O tema " Festas Juninas" é uma ótima e rica sugestão nas aulas de Informática e de qualquer outra disciplina, uma vez que é um tema bastante rico e diversificado(história, geografia, lugares, regiões, culinárias, danças, fogos de artifícios, acidentes nessa época, costumes, textos, músicas, etc), desde que planejado com antecedência.
O professor deve pesquisar, ordenar, simplificar e orientar os alunos sobre diversos assuntos que norteiam esse tema. Sugiro uma conversa informal, vídeos e belas imagens com músicas e danças, a aula com certeza será bem estimulada. Os alunos precisam ter claro o nosso objetivo, o que queremos que eles aprendam e façam. 
Para isso, acho válido uma boa aula sobre pesquisa: como pesquisar, listar os links importantes, fazer trabalhos em grupos, onde cada um aborde um assunto específico, como culinária, vestimentas, músicas, tradições, estados, interiores, etc.
Com uma boa pesquisa e delimitação, direcionamentos, os alunos aprenderão e conhecerão a cultura, tradição e a história dos festejos juninos. Será momentos de pura aprendizagem, utilizarão desde o Paint, Word, Excel, Power Point, para desenhar, digitar, resumir, organizar as pesquisas, montarão apresentações e no final para a culminância a exposição de todos os trabalhos regado de dança, música, lanche coletivo com as comidas típicas e muito mais, claro que um bom planejamento e criatividade do professor conta muito!!!!
Sugestões de Atividades:
http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/festa-junina.htm
http://www.smartkids.com.br/especiais/festa-junina.html
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm
http://gimenes-gentequeduca.blogspot.com.br/2008/05/mais-sugestes-de-atividades-sobre-festa.html
http://www.rota83.com/diversas-atividades-sobre-a-festa-junina.html
http://linguagemeafins.blogspot.com.br/2012/05/musica-e-poesia-caipirafestejos-juninos.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário