quarta-feira, 29 de maio de 2013

De onde surgiu a palavra FERIADO? Alguém gostaria de saber?

Há muito tempo que venho pensando e resolvi fazer uma pesquisa básica sobre quem inventou ou de onde surgiu a palavra feriado. Palavra essa muito linda e querida por todos nós, não é verdade?
Quem não gosta? 
Nos dias em que não se trabalha porque se comemora alguma data ou evento importante dizemos que é feriado.
A palavra feriado vem da palavra latina feriatus, que é o particípio passado do verbo ferior, que significava ‘descansar do trabalho’. 
A palavra feriado vem de longe. Nasceu talvez no século 13. O paizão da folgada dessa palavra se chama feira (em latim, mercado). Em sentido litúrgico, a dissílaba queria dizer dia de festa, dia de repouso. A população aproveitava a liberdade. Reunia-se nas praças pra paquerar, bater papo, dar uma caminhadinha. Os comerciantes descobriram ali um filão, uma oportunidade de lucro. Ofereciam mercadorias pra faturar um dinheirinho. Resultado: feira deixou a acepção folgada pra lá. Tornou-se sinônimo de trabalho. Daí o nome de cinco dias da semana: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira.
Oba! Amanhã é feriado.
 Nada ou quase nada de aula. Nada de trabalho. Nada de dar e receber ordens. 
A folga dá descanso ao relógio. Sem os ponteiros implacáveis, podemos acordar mais tarde, ficar na cama até vir vontade de levantar, misturar o café da manhã com histórias, gargalhadas e animação.
 Há espaço para reunir os amigos e bater uma peladinha, um tecladinho, um filminho, etc.
 Em suma: curtir é a ordem!
 Fazer o que se gosta, tem vontade e pronto!
http://blog.tribunadonorte.com.br/gramaticando/de-onde-vem-a-palavra-feriado/450



Nenhum comentário:

Postar um comentário