sexta-feira, 18 de maio de 2012

Entendendo para apreciar: Museu, uma visita pra lá de especial!

A palavra “MUSEU” , de origem grega, significa “templo das musas”, e já era usado em Alexandria para designar o local destinado ao estudo das artes e das ciências.
Um museu pode parecer um ambiente chato e entediante para as crianças.
Nós, mães, pais e educadores, podemos estimular nossas crianças a fazer mais do que simplesmente observar: a obra de arte tem a capacidade de despertar a imaginação e criar estímulos de conversa, troca sobre aspectos de sua própria vida. Além do aprendizado enorme que as crianças podem ter em contato com obras de arte, muitas instituições produzem material educativo especialmente para aproximar a exposição do universo infantil e, assim, torná-la mais interessante. 
Hoje é o Dia Mundial dos Museus e não poderia deixar passar essa data tão especial, pois aqui em nossa cidade tem um maravilhoso que tive o prazer de conhecer e vivenciar cada história e cultura do meu povo, o MUSEU DA GENTE SERGIPANA!!!

Aberto em 2011, o Museu da Gente Sergipana é um espaço cultural voltado à interpretação da nossa identidade. Localizado no antigo Atheneuzinho,no centro histórico de Aracaju, é um centro cultural dinâmico e em constante construção, mais que um museu estático e definitivo,voltado para a construção contínua de conteúdos que permitam a perpetuação de muitos registros do espírito sergipano. É o espaço em que podemos interagir e dialogar com outras culturas, através do intercâmbio de exposições.
Diversos recursos interativos e de multimídia possibilitam uma imersão em Sergipe, perpassando por suas manifestações folclóricas, símbolos, natureza, artes, história, culinária, festas e costumes. É um caleidoscópio cultural voltado para o que temos de mais significativo, que é o talento e a força criativa do sergipano.

 Abaixo seguem alguns links interessantes sobre o tema:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/maio/dia-mundial-dos-museus.php
http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/18-maio-dia-mundial-dos-museus.html
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/museus-do-brasil-471062.shtml?page=page10
http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/10-dicas-para-se-divertir-no-museu-627927.shtml
http://www.ipmuseus.pt/pt-PT/iniciativas/actividades_imc/actividades_imc_arq/ContentDetail.aspx?id=2324
http://www.museudagentesergipana.com.br/web/




Nenhum comentário:

Postar um comentário