quinta-feira, 19 de abril de 2012

Criação de histórias nas Aulas de Informática!!

A aula hoje foi bem interativa, comecei perguntando que data comemoramos ontem, o porquê e falamos de histórias que eles conheciam, em seguida perguntei que data era hoje e eles eufóricos disseram "Dia do Índio", e aí comecei perguntando se tinha importância, quem eram os índios e que quando somos pequeninos comemoramos de uma maneira diferente, se pintando, cantando, comendo algumas comidas típicas e tudo mais. Hoje é diferente, quero uma reflexão diferente, vocês são 5º ano e já entendem de cultura, raiz, povo, formação e falei da data de hoje. 
Se eu não for assim, não sei trabalhar, gosto da participação ativa deles, ideias e fazê-los refletir, fazer diferente!!!

Estou orientando os alunos ao hábito da leitura, despertando neles a construção do imenso mundo que a leitura pode proporcionar: Saber ler e entender o que está escrito é muito importante, imagine criar uma história?
 Esse é o papel de um autor: imagina, idealiza o personagem e escreve toda a história dando vida aos seus pensamentos.
Inventar histórias é importante, pois além de trabalhar a escrita, desenvolve a  criatividade e imaginação.

E, hoje iniciei uma atividade no Laboratório de Informática com os alunos dos 5ºs anos:
Vocês serão os "CONTADORES DE HISTÓRIAS"!!!
O que faz um contador?
..... Primeiro vamos criar um personagem, com características, vida e o colocar num ambiente, a dupla conversa e os dois juntos digitam e organizam as ideias.....

Proposta da aula: Estimular o gosto da leitura, escrita, valorizar a criação deles e aplicar os conhecimentos de Informática: editor de texto, borda artística, WordArt, inserir imagem, digitar e formatar fonte, espaçamento, correção ortográfica, criação de slides,etc.

Se a criança for motivada desde pequena de maneira adequada poderá adquirir o gosto pela leitura para toda a vida; desta forma torna-se um leitor adulto crítico. A leitura se faz muito importante e seu incentivo deve ser um compromisso que deve ser assumido por todos.

O final???Aguarde e verá!!!!!

Um comentário: