COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
• As competências/habilidades são inseparáveis da ação, mas exigem domínio de conhecimentos;
• Competências se constituem num conjunto de conhecimentos, atitudes, capacidades e aptidões que habilitam alguém para vários desempenhos da vida;
• Habilidades se ligam a atributos relacionados não apenas ao saber-conhecer mas ao saber-fazer, saber-conviver e ao saber-ser;
• As competências pressupõem operações mentais, capacidades para usar as habilidades, emprego de atitudes, adequadas à realização de tarefas e conhecimentos;
Qual a diferença entre competências e habilidades?
• De acordo com o professor Vasco Moretto, doutorando em Didática pela Universidade Laval de Quebec/Canadá:
• " As habilidades estão associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Assim, identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações-problema, sintetizar,julgar, correlacionar e manipular são exemplos de habilidades.
• Já as competências são um conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que caracterizam por exemplo uma função/profissão específica: ser arquiteto, médico ou professor de química. As habilidades devem ser desenvolvidas na busca das competências.“
A título ilustrativo, e sem pretensão de ser exaustivo, listo abaixo um conjunto de habilidades, agrupadas em diversas competências básicas, que me parecem fornecer a base para uma educação orientada para a competência de crianças e jovens até por volta dos dezoito anos.
• I. Competência na Absorção da Informação
• 1. Habilidade de bem utilizar os sentidos e de aprimorar a acuidade dos sentidos (aprender a perceber)
• 2. Habilidade de entender e corretamente interpretar a linguagem corporal
• 3. Habilidade de entender a linguagem verbal falada e escrita e desenvolvimento da capacidade de ler com compreensão e rapidez
• II. Competência na Transmissão da Informação e na Comunicação
• 4. Habilidade de se expressar bem em língua materna falada e escrita
• 5. Habilidade de se expressar bem em língua estrangeira (em especial, no caso do Brasil, o Inglês e o Espanhol)
• 6. Habilidade de se expressar bem através da linguagem não-verbal (especialmente a corporal)
• III. Competência no Acesso à Informação
• 7. Habilidade de buscar e pesquisar a informação em qualquer dos meios em que esteja armazenada
• 8. Habilidade de memorizar a informação essencial e de uso constante
• 9. Habilidade de organizar organizar e arquivar a informação e de localizar e recuperar com facilidade e rapidez a informação não memorizada
• IV. Competência na Análise da Informação
• 10. Habilidade de analisar criticamente e avaliar a informação textual, numérica, estatística, gráfica, sonora, e visual
• 11. Habilidade de raciocinar logicamente
• 12. Habilidade de perceber padrões, conformações, tendências, analogias, sutilezas, ironias, sarcasmos, humor,etc.
• V. Competência Epistemológica, Ética e Estética
• 13. Habilidade de diferenciar questões que envolvem o verdadeiro, o bom (certo) e o belo e de discernir critérios que adequadamente o verdadeiro do falso, o bom (certo) do mau (errado) e o belo do feio
• 14. Habilidade de aplicar esses critérios no dia-a-dia e de agir e viver coerentemente com os seus princípios
• 15. Habilidade de, a despeito dos desincentivos, apreciar o verdadeiro, o bom (certo) e o belo
• VI. Competência na Compreensão
• 16. Habilidade de compreender o funcionamento do mundo físico
• 17. Habilidade de compreender o comportamento de seres vivos
• 18. Habilidade de compreender o ser humano, no plano individual e social
• 19. Habilidade de compreender as manifestações culturais do ser humano
• 20. Habilidade de compreender o poder transformador dos sonhos e das utopias
• VI. Competência no Relacionamento Interpessoal
• 21. Habilidade de se relacionar bem com as pessoas
• 22. Habilidade de negociar, de administrar pressões e de gerenciar conflitos
• 23. Habilidade de controlar as emoções, gerenciar tensões e reduzir stress
• VII. Competência no Plano Pessoal
• 24. Habilidade de decidir com base em princípios e de agir, no momento oportuno, de acordo com as decisões tomadas
• 25. Habilidade de solucionar problemas
• 26. Habilidade de gerenciar mudanças
• VIII. Competência no Gerenciamento de Longo Prazo da Vida
• 27. Habilidade de planejar projetos de vida e as estratégias para alcançá-los
• 28. Habilidade de administrar o tempo (distinguir o importante do urgente, e ambos do não-importante e/ou não-urgente, e priorizar as atividades)
• 29. Habilidade de reconhecer os erros e de aprender com eles
• 30. Habilidade de, quando convencido da justeza do curso de ação traçado, persistir nele, mesmo na face de adversidades
• Competências se constituem num conjunto de conhecimentos, atitudes, capacidades e aptidões que habilitam alguém para vários desempenhos da vida;
• Habilidades se ligam a atributos relacionados não apenas ao saber-conhecer mas ao saber-fazer, saber-conviver e ao saber-ser;
• As competências pressupõem operações mentais, capacidades para usar as habilidades, emprego de atitudes, adequadas à realização de tarefas e conhecimentos;
Qual a diferença entre competências e habilidades?
• De acordo com o professor Vasco Moretto, doutorando em Didática pela Universidade Laval de Quebec/Canadá:
• " As habilidades estão associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Assim, identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações-problema, sintetizar,julgar, correlacionar e manipular são exemplos de habilidades.
• Já as competências são um conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que caracterizam por exemplo uma função/profissão específica: ser arquiteto, médico ou professor de química. As habilidades devem ser desenvolvidas na busca das competências.“
A título ilustrativo, e sem pretensão de ser exaustivo, listo abaixo um conjunto de habilidades, agrupadas em diversas competências básicas, que me parecem fornecer a base para uma educação orientada para a competência de crianças e jovens até por volta dos dezoito anos.
• I. Competência na Absorção da Informação
• 1. Habilidade de bem utilizar os sentidos e de aprimorar a acuidade dos sentidos (aprender a perceber)
• 2. Habilidade de entender e corretamente interpretar a linguagem corporal
• 3. Habilidade de entender a linguagem verbal falada e escrita e desenvolvimento da capacidade de ler com compreensão e rapidez
• II. Competência na Transmissão da Informação e na Comunicação
• 4. Habilidade de se expressar bem em língua materna falada e escrita
• 5. Habilidade de se expressar bem em língua estrangeira (em especial, no caso do Brasil, o Inglês e o Espanhol)
• 6. Habilidade de se expressar bem através da linguagem não-verbal (especialmente a corporal)
• III. Competência no Acesso à Informação
• 7. Habilidade de buscar e pesquisar a informação em qualquer dos meios em que esteja armazenada
• 8. Habilidade de memorizar a informação essencial e de uso constante
• 9. Habilidade de organizar organizar e arquivar a informação e de localizar e recuperar com facilidade e rapidez a informação não memorizada
• IV. Competência na Análise da Informação
• 10. Habilidade de analisar criticamente e avaliar a informação textual, numérica, estatística, gráfica, sonora, e visual
• 11. Habilidade de raciocinar logicamente
• 12. Habilidade de perceber padrões, conformações, tendências, analogias, sutilezas, ironias, sarcasmos, humor,etc.
• V. Competência Epistemológica, Ética e Estética
• 13. Habilidade de diferenciar questões que envolvem o verdadeiro, o bom (certo) e o belo e de discernir critérios que adequadamente o verdadeiro do falso, o bom (certo) do mau (errado) e o belo do feio
• 14. Habilidade de aplicar esses critérios no dia-a-dia e de agir e viver coerentemente com os seus princípios
• 15. Habilidade de, a despeito dos desincentivos, apreciar o verdadeiro, o bom (certo) e o belo
• VI. Competência na Compreensão
• 16. Habilidade de compreender o funcionamento do mundo físico
• 17. Habilidade de compreender o comportamento de seres vivos
• 18. Habilidade de compreender o ser humano, no plano individual e social
• 19. Habilidade de compreender as manifestações culturais do ser humano
• 20. Habilidade de compreender o poder transformador dos sonhos e das utopias
• VI. Competência no Relacionamento Interpessoal
• 21. Habilidade de se relacionar bem com as pessoas
• 22. Habilidade de negociar, de administrar pressões e de gerenciar conflitos
• 23. Habilidade de controlar as emoções, gerenciar tensões e reduzir stress
• VII. Competência no Plano Pessoal
• 24. Habilidade de decidir com base em princípios e de agir, no momento oportuno, de acordo com as decisões tomadas
• 25. Habilidade de solucionar problemas
• 26. Habilidade de gerenciar mudanças
• VIII. Competência no Gerenciamento de Longo Prazo da Vida
• 27. Habilidade de planejar projetos de vida e as estratégias para alcançá-los
• 28. Habilidade de administrar o tempo (distinguir o importante do urgente, e ambos do não-importante e/ou não-urgente, e priorizar as atividades)
• 29. Habilidade de reconhecer os erros e de aprender com eles
• 30. Habilidade de, quando convencido da justeza do curso de ação traçado, persistir nele, mesmo na face de adversidades
Fontes:
http://www.paideia.com.br/textos/Texto-Novas%20Formas%20de%20Ensinar%20e%20Aprender.htmhttp://www.centrorefeducacional.com.br/compehab.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário